“Não vamos desistir do Brasil”, diz diretor da Associação Comercial

O ex-presidente e atual diretor da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, disse durante a inauguração do Ponto de Atendimento ao Empreendedor que “nós (empresários) não vamos desistir do Brasil. Nós acreditamos no Brasil que trabalha, acreditamos no Brasil que levanta cedo. Levantamos cedo para trabalhar nem que os primeiros 153 dias do ano sejam para pagar impostos. A gente acredita no Brasil”, frisou.
Costa lamentou que tenha uma “cambada” desviando os recursos públicos, e disse que o importante é o trabalho. E manifestou sua confiança de que o Brasil vai melhorar.
O diretor lembrou que com parcerias como as que a Aciap está fazendo, “vamos oferecer aos empresários as ferramentas para o desenvolvimento. A indústria do conhecimento está crescendo”, disse ele.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor inaugurado na terça-feira à noite em Paranavaí conta com a parceria do Sebrae, Sicoob, Prefeitura e Fatecie.
ATENDIMENTO – O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é um espaço onde os empresários e pessoas interessadas em iniciar o próprio negócio terão acesso a orientações, consultorias, cursos e capacitações visando o desenvolvimento e a melhoria de seus negócios.
Todos os serviços e produtos do Sebrae, Aciap, Prefeitura, Sicoob e Fatecie estarão à disposição dos interessados. “Estamos ampliando a nossa rede de atendimento em Paranavaí. Aqui temos este Ponto de Atendimento, temos a Sala do Empreendedor na Agência do trabalhador e o nosso escritório”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Tioqueta.
Ele falou da importância de preparar as empresas para a concorrência externa (“hoje o mundo é um só”) e também para quando o país sair da crise. “A crise vai passar. Não sei se vai ser rápido ou vai demorar. E as nossas empresas têm que estar preparadas e capacitadas para quando o país sair da crise”, disse Tioqueta.
O superintendente do Sebrae destacou as parcerias realizadas em Paranavaí para viabilizar o ponto de atendimento. “Quando se soma os esforços, os resultados são maiores”, ensinou.
“O Sebrae trabalha fortemente para ajudar as empresas, que são as razões da sua existência. Sem empresas não haveria Sebrae. E neste momento de dificuldades é que precisamos estar mais juntos ainda, ajudando e fortalecendo nossas micro e pequenas empresas, para que estejam prontas e competitivas quando vierem os dias melhores”, falou Tioqueta.
As palavras do presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Cargnin Filho, do diretor da Fatecie, professor Daniel de Lima, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues seguiram na mesma linha da importância da parceria e do fortalecimento das empresas.
“O Sicoob nasceu dentro das associações comerciais e tem no seu DNA o espírito empresarial. E hoje atende toda a comunidade. Este ponto de atendimento é importante para quem está começando e para quem já tem o seu negócio. É mais um serviço inovador que está sendo oferecido aos empresários”, destacou Cargnin.
Daniel de Lima asseverou que Paranavaí “está em franca expansão. E nossa instituição de ensino é parceira e será parceira de todos os projetos e iniciativas para o crescimento da região”, disse ele, acrescentando que o ensino superior se sustenta no tripé ensino, pesquisa e “principalmente extensão”. Sublinhou, ainda, que a Fatecie tem vários cursos da área de gestão e, em todos os cursos, há pelo menos uma disciplina de gestão.
Por sua vez, o representante do Executivo, Carlos Emanuel, destacou o trabalho frutífero que desempenha o Sebrae e a Aciap no fortalecimento das empresas. “Ao longo dos anos, estas instituições sempre deram suporte ao empresário. E nós estamos felizes em participar desta parceria para fomentar o empreendedorismo”. Citou que o local para a instalação do ponto de atendimento, na Aciap, “não poderia ter sido melhor. E este ponto tem tudo para dar certo, e vai dar certo, ajudando nossa cidade a se desenvolver economicamente”.
Após os pronunciamentos foi descerrada uma placa de inauguração. Em seguida, autoridades e lideranças visitaram a sala onde vai funcionar a nova estrutura de apoio ao empreendedor de Paranavaí.

Ponto de Atendimento ao Empreendedor vai estimular a economia de Paranavaí
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma estratégia que tem a finalidade de descentralizar e disseminar os serviços do Sebrae em prol do empreendedor de Paranavaí. Seu objetivo é criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento de empreendimentos existente e fomentar a criação de novos negócios em Paranavaí.
De acordo com o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli, “a melhor forma de estimular a economia de Paranavaí é criar um ambiente sustentável e que forneça subsídios ao empreendedorismo”.
Além de trazer know-how e o portfólio do Sebrae diretamente aos associados, a Associação desempenhará “um papel significante para Paranavaí, estimulando a abertura de novos empreendimentos, com condução sustentável e segura, para que empresas novas em nossa cidade não venham a fazer parte da estatística de mortalidade de empresas que temos testemunhado cotidianamente”, diz Scarabelli.
A Aciap instrumentalizará o programa através das suas duas consultoras, que farão o papel de intermediar soluções e consultorias especializadas aos empreendedores e potenciais empreendedores.
O Sicoob ofertará linhas de crédito especiais e também incentivará o cooperativismo nas empresas. A Fatecie, através do seu corpo docente e discente, oferecerá consultoria e oficinas de apoio ao empreendedorismo. A Prefeitura, por sua vez, atuará com as orientações administrativas e governamentais a fim de buscar o caminho mais curto para as necessidades empreendedoras.