Congresso de políticas públicas sobre drogas será realizado em Paranavaí

Um congresso de políticas públicas sobre drogas será realizado em Paranavaí no segundo semestre. Este congresso poderá ter caráter estadual ou regional, o que vai ser decidido nas próximas semanas.
A informação é do diretor do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (DEPSD), João Rafael Iensen, ligado à Secretaria de Segurança Pública (SESP) e foi dada aos vereadores na noite de segunda-feira, pouco antes da sessão ordinária.
Iensen visitou a Câmara de Paranavaí acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Polícias Públicas sobre Drogas (Comud), Dante Ramos Júnior. No encontro com os vereadores, disse que tem procurado ajudar os conselhos municipais a desenvolver suas atividades. Para Paranavaí já encaminhou equipamentos de informática.
O diretor do DEPSD explicou aos vereadores que todos os produtos apreendidos no Paraná em ações policiais de combate às drogas são encaminhados ao seu departamento, que são leiloados e os recursos utilizados em ações preventivas.
“Estamos recebendo agora 500 veículos, que serão leiloados em agosto. Mas vamos ver lá um carro em boas condições e encaminhar para o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de Paranavaí, que está fazendo um excelente trabalho”, anunciou Iensen.
O vereador Claudemir Barini, o Irmão Barini, aproveitou a ocasião para reivindicar um ônibus para a Comunidade Católica Emanuel, que faz um trabalho terapêutico com dependentes químicos.
Iensen ficou de averiguar a possibilidade de atender a reivindicação ou encaminhar um outro carro, que poderia ser vendido e os recursos utilizados para a aquisição do ônibus, que, segundo o vereador, será utilizado durante a realização dos acampamentos e nos transportes de jovens para atividades diversas.
NARCÓTICOS – Outro assunto discutido durante a reunião foi a possibilidade de instalação em Paranavaí de uma Unidade da Divisão de Narcóticos, o Denarc. Iensen disse que vai tratar do assunto diretamente com o secretário Wagner Mesquita, da Segurança Pública. “Vamos apoiar esta reivindicação de Paranavaí junto ao nosso secretário”, garantiu o diretor.
O vereador Lucas Barone sugeriu o encaminhamento em nome do Legislativo de um documento reivindicando o Denarc. “Levo pessoalmente e entrego ao secretário informando que nosso Departamento é favorável ao atendimento do pedido”.
Ao final do encontro, o presidente da Câmara, José Galvão, disse que o Legislativo Municipal vai apoiar a realização do Congresso, assim como todas outras iniciativas de combate e prevenção às drogas. “É um assunto que merece toda a nossa atenção e nosso apoio”, garantiu Galvão.