Mais da metade dos eleitores não fez atualização biométrica
A capacidade é para receber mais de 800 pessoas por dia, mas a procura está muito abaixo disso. Para se ter uma ideia, foram registrados aproximadamente 500 atendimentos no Fórum Eleitoral de Paranavaí na quinta (1º) e na sexta-feira (2).
O prazo para fazer o cadastramento biométrico termina em 11 de agosto, ou seja, menos de 50 dias úteis. Mesmo com o pouco tempo restante, menos de metade dos eleitores da Comarca de Paranavaí atualizou as informações.
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomaz de Aquino afirmou que dos 72.405 eleitores cadastrados, apenas 30.818 tinham feito o recadastramento. Significa que mais de 41.500 pessoas ainda não compareceram ao Fórum Eleitoral.
Aquino destacou que a estrutura montada para receber os eleitores tem ficado ociosa grande parte do tempo, por causa da ausência dos moradores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara. Os jovens de até 25 anos de idade são os mais faltosos.
DOCUMENTOS – Para fazer o cadastramento biométrico, é preciso apresentar documento oficial com foto (RG ou Carteira de Trabalho, por exemplo) e comprovante de endereço residencial ou comercial, comprovando que há vínculo com a cidade.
É possível fazer o agendamento do dia e do horário para atendimento. Para isso, basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-pr.jus.br) e escolher as melhores opções. Quem não agendar também será atendido normalmente.
PUNIÇÕES – Sem o cadastro biométrico, o Título de Eleitor será cancelado. Além de não poder votar, a pessoa nessa condição não consegue financiamento bancário, não tira passaporte, não se inscreve em instituição de ensino superior e não assume cargo público, entre outras punições.
SERVIÇO – O Fórum Eleitoral de Paranavaí localiza-se na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3.300, no Jardim São Jorge. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.