Obras em colégios estaduais do Noroeste já foram concluídas

Quatro escolas do Noroeste do Paraná foram contempladas pelo programa Renova Escola, do Governo do Estado. Dessas, três concluíram as obras de reforma e a aquisição de equipamentos. Cada unidade de ensino recebeu R$ 150 mil.
Os recursos foram repassados para os colégios estaduais Duque de Caxias (Santo Antônio do Caiuá), Padre Montóia (Jardim Olinda) e Enira Moraes Ribeiro (Paranavaí), que já fizeram os investimentos, e Barão do Rio Branco (Inajá), em fase de conclusão das obras.
De acordo com informações do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, mais de 150 escolas foram contempladas em todo o Paraná, totalizando R$ 2,3 milhões fornecidos pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
Renova Escola é uma iniciativa voltada para a melhoria do ambiente escolar desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até os anos finais do Ensino Médio, beneficiando alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade.
Uma das vantagens é que a contratação dos serviços de reforma se dá de maneira rápida e prática, diferentemente do que ocorre com os trâmites legais aplicados nos processos de licitação. Isso possibilita melhorar instalações físicas e recursos materiais.
Foi assim no Colégio Estadual Duque de Caxias, de Santo Antônio do Caiuá. De acordo com o diretor Edmilson Izauro Dias, os recursos possibilitaram tornar o ambiente escolar “mais agradável, com aspecto novo”.
Ele afirmou que após a conclusão das obras, os professores se sentiram mais motivados para ensinar. Os alunos também perceberam a diferença dentro e fora das salas de aula. Na opinião do diretor, mudanças como essa auxiliam na aprendizagem.
Dias citou alguns pontos das obras, concluídas em março deste ano. Pintura de paredes e teto dentro e fora das salas de aula, correção de trincos e rachaduras, substituição de portas, reforma na quadra esportiva e colocação de novo alambrado na área destinada à Educação Física.
A avaliação do diretor é que o dinheiro foi bem aplicado, porque transformou de maneira positiva toda a estrutura do colégio. Uma importante conquista para os 240 alunos que estudam naquele estabelecimento de ensino nos períodos matutino, vespertino e noturno.