Profissionais da radiologia se reúnem em Paranavaí em busca de novos conhecimentos

Prestar serviços médicos requer atualização constante. Com a radiologia não é diferente. Por isso, profissionais que atuam nessa área estão sempre em busca de novos conhecimentos.
Neste final de semana, Paranavaí sedia o 84º Encontro do Clube de Radiologia do Interior do Paraná, em parceria com a Sociedade de Radiologia e Diagnóstico do Paraná. O evento tem o apoio da Clínica Radiológica de Paranavaí.
Profissionais de diferentes regiões do Estado estão reunidos na cidade para agregar informações científicas, trocar experiências e conhecer as novidades tecnológicas.
A presidente do Clube de Radiologia do Interior do Paraná, Simony Zerbato, destacou que a apresentação de casos clínicos abre espaço para outras especialidades médicas, o que mostra a relevância e o alcance do evento.
Na avaliação de Simony, a interação de profissionais que atuam em diferentes áreas, em regiões distintas e com realidades diversas acrescenta conhecimento e “promove o engrandecimento”.
O presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico do Paraná, Oscar Adolfo Fonzar, destacou o fato de o conhecimento científico ser facilmente difundido durante os encontros realizados em cidades do interior.
Segundo ele, os “minicongressos itinerantes” garantem oportunidades para que profissionais do interior participem, sem prejudicar os atendimentos que prestam nas cidades onde atuam.
O número reduzido de pessoas, na comparação com eventos semelhantes nas capitais, muitas vezes reunindo pessoas de outros países, torna possível conversar com os palestrantes de maneira mais construtiva.  
Para um dos fundadores da Clínica Radiológica de Paranavaí Manoel de Oliveira Saraiva Neto, receber os radiologistas de diferentes cidades é motivo de orgulho e satisfação. “Oportunidade para renovar as amizades e promover atualização.”
Saraiva Neto afirmou que um dos objetivos da Clínica Radiológica é investir em alternativas que resultem na prestação de serviços de qualidade para a população, de forma humanizada e primando pelos princípios éticos.
RADIOLOGIA – Oscar Adolfo Fonzar falou sobre o papel da radiologia para auxiliar o diagnóstico de doenças. “Um dos métodos mais importantes”, destacou.
Rapidamente, o presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico do Paraná traçou o caminho percorrido pelo setor ao longo dos anos. Primeiro era apenas o raio X, depois vieram a ultrassonografia e a tomografia. Agora, a ressonância magnética.
Ele comentou sobre a qualidade do acesso garantido aos pacientes. Na avaliação de Fonzar, o Sistema Único de Saúde (SUS) deveria garantir exames à população, mas a limitação do poder público não permite que isso ocorra.
O presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico do Paraná afirmou que a demanda popular é grande, mas a quantidade de profissionais que atuam na área é pequena. Além disso, os melhores equipamentos estão nos grandes hospitais particulares.
Assim, as clínicas particulares surgem como alternativa para quem precisa fazer os exames. Nesse sentido, os convênios de saúde surgem como opção para reduzir os custos dos pacientes.