Cadastramento biométrico: 48 mil pessoas ainda não compareceram ao Fórum Eleitoral
O prazo para fazer o cadastramento biométrico termina em 11 de agosto. A atualização é necessária para manter a validade do título de eleitor e, assim, participar do próximo pleito. Em Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara, aproximadamente 65 mil pessoas estão aptas a votar. 48 mil ainda não compareceram ao Fórum Eleitoral.
O procedimento é obrigatório. Quem não fizer terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá votar na próxima eleição. Assim, não conseguirá renovar o CPF, não terá acesso a financiamentos bancários, perderá o direito a benefícios sociais, ficará impedido de se matricular em instituição de ensino superior, não poderá tomar posse em cargo público e não conseguirá fazer o passaporte.
Para fazer o recadastramento, é necessário ir ao Fórum Eleitoral e apresentar documento pessoal com foto (pode ser RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência (por exemplo, contas de luz, água e telefone ou correspondência comercial e bancária) e Título de Eleitor (se possuir).
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomaz de Aquino orientou que as pessoas que ainda não fizeram a atualização compareçam à Justiça Eleitoral o mais rapidamente possível, para evitar a demora dos últimos dias. Preferindo, é possível agendar dia e horário de atendimento pela internet (www.tre-pr.jus.br).
IMPORTÂNCIA REGIONAL – Tomaz de Aquino afirmou que a baixa procura pelo recadastramento biométrico pode ter consequências que afetariam os municípios da Comarca de Paranavaí. É que a redução no número de eleitores provocaria interferência no repasse de recursos públicos, além de pôr em risco a representatividade política.
SERVIÇO – O Fórum Eleitoral de Paranavaí fica na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3.300, no Jardim São Jorge. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.