Vereadores ficam impressionados com tamanho e avanço das obras
Os vereadores ficam impressionados com o tamanho e a evolução das obras da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí. “Demoramos uma hora e meia para conhecer tudo”, diz o presidente da Câmara, vereador José Galvão. “Acho que depois do estádio municipal é a segunda maior obra de Paranavaí”, complementa o vereador Claudemir Barini, o Irmão Barini.
A avaliação foi feita após a visita dos vereadores na segunda-feira. Eles percorreram todas as instalações e foram informados dos detalhes da obra pelo diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais.
As obras, neste momento, estão paralisadas pela necessidade de se fazer um ajuste de legislação. Este ajuste já foi feito e mês que vem os operários devem retomar as atividades na Unidade Morumbi, pois o Governo do Estado terá condições legais de retomar os repasses financeiros para a execução da obra.
“Me surpreendi com o estado da obra. Tinha feito outras visitas lá, mas parece que não andava. Agora avançou muito”, confessou o vereador Galvão.
Ele diz que a Unidade Morumbi é importante sobre todos os aspectos e aponta alguns: geração de 400 novos empregos, mais e melhores serviços à população, novos serviços, como o de cardiologia (hemodinâmica) e oncologia e a evasão de consumidores para outros centros, que vão em busca de atendimento médico-hospitalar e acabam fazendo compras fora de Paranavaí.
“É positivo sobre todos os aspectos. Não tem como não ser”, reforça o presidente da Câmara, garantindo que o Legislativo Municipal está à disposição para ajudar a Santa Casa naquilo que for possível.
O vereador Barini reforça a posição externada por Galvão. “Foi uma visita muito produtiva. O que vimos lá mostra que o hospital vai consolidar Paranavaí como cidade polo e referência na saúde”, disse ele, que ficou particularmente entusiasmado com a implantação do serviço de hemodinâmica.
“Muita gente tem saído de Paranavaí para tratamento cardiológico. Com este novo serviço o tratamento poderá ser feito aqui”, disse o vereador, que na noite de segunda-feira, após a visita, usou a tribuna da Câmara para comentar sobre o assunto.
Barini só lamentou que o serviço público é muito burocrático, o que atrasa as obras. “Mas vai ser um ganho enorme para Paranavaí e região quando a Unidade Morumbi começar a funcionar”, avalia ele.