Paranavaí tem saldo positivo em abril, mas resultado negativo em 12 meses
Paranavaí teve saldo positivo na geração de empregos em abril. Entre contratações e demissões, foram criados 100 postos de trabalho com carteira assinada.
No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, o resultado é outro. Foram 395 desligamentos a mais do que admissões.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que o total de empregos formais abertos no primeiro quadrimestre de 2017 superou a quantidade de pessoas demitidas. De janeiro a abril, o saldo foi positivo: 106.
De acordo com o levantamento apresentado pelo MTE, Paranavaí aparece em condições de desvantagem na comparação com Umuarama, que em abril teve 394 contratações a mais do que demissões. Por outro lado, ficou à frente de Cianorte, com saldo de 59 admissões em abril.
O gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, disse que a reação foi positiva, considerando que desde junho de 2016 o município não conseguia resultado semelhante. Naquela ocasião, foram 95 contratações a mais do que desligamentos.
Os setores que mais contribuíram para o resultado positivo registrado em Paranavaí no mês de abril foram agropecuária, com o início das atividades em lavouras de laranja e mandioca, e prestação de serviços, que “está crescendo muito nos últimos tempos”, disse Scarabelli.
Em relação ao desempenho negativo no acumulado de 12 meses, o gerente-executivo da Aciap afirmou que é reflexo da crise econômica. Em 2016, assim como nos dois anos anteriores, o Brasil alcançou alguns dos piores índices, e em Paranavaí não foi diferente. Para se ter uma ideia, o saldo na geração de empregos no município foi negativo de julho a dezembro do ano passado.