Duplicação entre PR e MS ganha reforço de mais lideranças estaduais

O projeto de duplicação da BR-376 entre Paraná (PR) e o Mato Grosso do Sul (MS) ganhou reforço de importantes lideranças estaduais. A comissão que esteve reunida nesta segunda-feira para apresentar o projeto do governo paranaense confirma a adesão do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (Pepe Richa).
O secretário se dispôs a participar de nova rodada de apresentação da proposta, desta vez ao governo do estado vizinho, informa Demerval Silvestre, coordenador da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí.
A reunião em Curitiba aconteceu no final da tarde da última segunda-feira. Lideranças se manifestaram após o encontro que detalhou o projeto.
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo, destacou a atuação do grupo regional. Citou o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Fran Boni, além da Sociedade Civil Organizada. Demonstrou confiança no êxito do projeto. A Unespar participa desse pleito também com a sua equipe técnica.
O diretor da Universidade Paranaense (Unipar), Nilvio Ourives dos Santos, igualmente parabenizou a ação em prol de Paranavaí e região.
Ainda no segmento da educação superior, a Fatecie participa com sua equipe diretiva no fortalecimento do movimento. O diretor do IF-PR, Campus Paranavaí, é igualmente presente nesta luta regional, embora não tenha conseguido participar da reunião.
O bispo da Diocese de Paranavaí, dom Geremias Steinmetz, não pôde comparecer devido a compromissos em Joinville (SC), no entanto, enviou congratulações e votos de apoio ao que classifica de “grande iniciativa da Sociedade Civil do Noroeste do Estado”. Para ele, um investimento necessário que vai estimular o crescimento e otimizar a ligação com o Estado vizinho.
AGRADECIMENTOS – Ao final da reunião Demerval Silvestre fez agradecimento público a todos que participaram ou enviaram mensagens de apoio. Informa que o próximo passo é agendar a reunião com o Governo do Mato Grosso do Sul.
Além do secretário Pepe Richa também o diretor do DER, Nelson Leal Júnior, deve participar do encontro entre os estados. O objetivo será aprofundar o debate com base no estudo de viabilidade social e econômica.  
A comitiva paranavaiense contou ainda com lideranças de diversas entidades, dentre as quais, a Sociedade Rural através do presidente Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho; Sindicato Rural com a participação do presidente Ivo Pierin Júnior.

A PROPOSTA DE DUPLICAÇÃO
A proposta trabalhada prevê duplicação a partir de Paranavaí, cujas obras já estão em andamento, passando pelo Porto São José (Rio Paraná), chegando até Taquarussu (MS). O projeto envolve a atual BR-376, a PR-577 e a MS-473, totalizando 120 km.
As rodovias estaduais envolvidas deverão ser federalizadas (passando a ser BR-376, como já ocorreu no passado), abrindo espaço para os contratos de parceria e execução. No Paraná trata-se do trecho entre Nova Londrina e o Porto São José, da PR-577.
Os primeiros estudos apontam uma vantagem imediata para o estado vizinho, já Mato Grosso do Sul ganharia com a redução da distância até o porto, totalizando pelo menos 80 quilômetros.
Para o Paraná, também vantagem econômica por conta do aumento da competitividade do Porto de Paranaguá, que passaria a receber parte dos produtos de exportações do estado vizinho.
Trata-se de uma obra de grande investimento, estimado em R$ 850 milhões. Recursos viriam de uma Parceria Público-Privada, chamada PPP. Pelo modelo, haverá pelo menos uma praça de pedágio no trajeto.
Desde a reunião inicial, dia 15 de março, em Campo Grande (MS) foi designada uma comissão para fazer estudo de viabilidade técnica, social e econômica da proposta. No estado vizinho uma série de entidades ruralistas já participa do trabalho.