Obras para recuperar estragos em área industrial de Paranavaí avançam
Há pouco mais de um ano, no dia 26 de abril de 2016, o empresário Sérgio Antônio Zanoni viu a erosão destruir o barracão industrial localizado à margem da BR-376, em Paranavaí. Além do prejuízo com a perda das instalações, o acidente interferiu na produção diária e exigiu readequações no espaço físico e na atuação dos funcionários.
A empresa Viapar, que administra o trecho da rodovia onde o parque industrial de Zanoni está sediado, assumiu as obras de recuperação. Uma nova tubulação está sendo instalada para aumentar a capacidade de vazão da água da chuva e evitar que o problema da erosão se repita.
O empresário contou que desde 2008 tentava conseguir apoio da Prefeitura de Paranavaí. No entanto, não obteve sucesso. A Administração Municipal executou obras paliativas, mas não foram suficientes para conter a enxurrada. O buraco formado pela chuva aumentou e provocou a tragédia.
Quando os trabalhos desenvolvidos pela equipe da Viapar forem concluídos, a expectativa de Zanoni é erguer um novo barracão industrial para realocar as máquinas e retomar a produção normalmente. Depois disso, ele pretende construir outro prédio para dar início a um novo negócio.
O empresário e a esposa Graziela Cabral Zanoni estão otimistas em relação à execução das obras e ao futuro da indústria que administram. Mas consideram importante que a tubulação para captação da água da chuva seja ampliada por mais 200 metros, o que poria fim definitivamente ao risco de novas tragédias.