Conquista histórica do Atlético de Paranavaí completa 10 anos

Foi numa tarde de domingo, dia 06 de maio de 2007, no Estádio Durival Brito e Silva (Vila Capanema) em Curitiba, há 10 anos, que o Atlético Clube Paranavaí (ACP) realizou o maior sonho de todos os tempos de sua torcida, a conquista do título de campeão paranaense.
O time tinha então 61 anos de idade (fundado em 14/03/1946). No primeiro jogo das finais, disputado no Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí, contra o Paraná Clube, o Vermelhinho venceu por 1×0 e precisava apenas do empate no jogo de volta, na capital do Estado. E aconteceu o empate em 0x0.
Foi uma explosão de alegria como nunca.
Antes dessa glória máxima, o ACP havia obtido outros títulos, como campeão da Série Prata (2ª Divisão) em 1967, 1983, 1992; vice-campeão estadual em 2003 (perdeu na decisão para o Coritiba); e campeão do Interior em 2003.
Mas em 2007 foi campeão do interior e campeão estadual, as máximas conquistas.
A comemoração pela conquista do título foi imensa.
A população saiu às ruas para receber os heróis do futebol paranavaiense. O Diário do Noroeste publicou um caderno especial com toda a história da conquista em 16 páginas, no dia 8 (terça-feira), onde podiam ser lidas manchetes como “Cidade parou para receber os campeões”; “Atlético Paranavaí é campeão”; “Remanescente de 2003 enfim levanta o caneco”; “Título encerra jejum de 30 anos”; “Incontestável campeão, estampa o site FutebolPR”; “Quatro padres estavam entre os torcedores do Vermelhinho”; “Público da final foi o maior do Campeonato”; “Heróis do Interior, destaca a Gazeta do Povo”; “Seleção: ACP tem os melhores do Campeonato”; “Teruo Kato destaca na Assembleia a conquista do título pelo Vermelhinho”; “Ranking mostra salto do ACP”; “Amauri Knevitz (treinador) comemora o título junto à torcida”; “Os torcedores foram ao campo com cartazes diversos”; “Zetti (técnico do Paraná) reconhece conquista do ACP”; “Goleiro Vanderlei teve atuação destacada”; “Festa do título teve muita gente”.
A Gazeta do Povo, maior jornal do Paraná, também destacava em sua principal manchete: “Irresistível!!! Paranavaí segura o Paraná e conquista título estadual”, analisando que em um jogo muito disputado e extremamente nervoso, o Atlético de Paranavaí conquistou pela primeira vez na sua história o título do Campeonato Paranaense. Depois de uma campanha irresistível, sem perder um jogo sequer para os “grandes times” da capital, o “Vermelhinho” coroou um trabalho humilde e bem feito, com a maior conquista do futebol estadual.
Exultante, o então presidente do time, Nivaldo Mazzin, bradava eufórico que a conquista foi das mais justas e portanto merecida.