Trabalho, etnia e sexualidade, um debate social necessário

Encerrado na noite de anteontem o evento “Mesas Coordenadas sobre Trabalho e Interseccionalidade de Classe, Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade”, realizado pelo Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar – CEDH/Campus Paranavaí.
O evento contou com participação de professores, estudantes e representantes de outros segmentos da comunidade. Um debate necessário, como sintetiza a coordenadora geral do evento, professora Maria Inez Barboza Marques.
As mesas tiveram como objetivo principal proporcionar um espaço de discussões, debates e disseminação do conhecimento a partir dos temas abordados.
Os temas foram elencados com base no movimento que vem ocorrendo no Brasil, relacionado ao contexto de fragilidade dos direitos humanos e desmonte das políticas sociais públicas, ilustra a professora Maria Inez, também coordenadora do Núcleo de Educação para Relações de Gênero – Nerg.
Eventos como esse reafirmam o compromisso da Unespar com a formação da cidadania comprometida com a não discriminação da diversidade humana e suas demandas no contexto contemporâneo, citam os organizadores. A atividade reuniu aproximadamente 400 participantes.
As mesas foram coordenadas pelos professores Daniel Marques da Fatecie – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, instituição apoiadora do evento, e também pelo professor Givaldo Alves da Silva da UNESPAR/Campus Paranavaí/PR.
No dia 03 (quarta-feira) foram discutidos os temas: Trabalho no âmbito da juventude, pelo professor Dr. Renan Araújo; Trabalho e população negra, pelo professor Dr. Ricardo Tadeu Caires da Silva; Divisão sexual do trabalho, pelo professor Ms. Givaldo Alves da Silva.
No dia seguinte (04) foram discutidos os temas: Relações sociais de sexo, pela professora Dra. Maria Inez Barboza Marques; Diversidade sexual pela professora Dra. Isabela Candeloro Campoi; Transfobia pela militante dos direitos da população trans, Rose Annie MacFergus.