Tocando em frente com Fernando Bana
Em 2008, o músico Fernando Bana criou o projeto Tocando em Frente Arte-Musicalização, e desde então tem ministrado aulas de música em Paranavaí, principalmente de violão.
A primeira oficina foi na Vila City, e depois no Jardim Morumbi e na Chácara Jaraguá, bairros onde prestou serviços por meio da Fundação Cultural. Hoje, Bana é professor de violão no Sumaré e na Biblioteca Cidadã Boulivar Penha, no Conjunto Tania Mara, onde dá aulas desde 2010.
“O projeto surgiu em 2003, mas acabei indo para a Europa e o retomei mais tarde. Tem gente tocando comigo desde a primeira oficina em 2008. Um exemplo é o Anderson Ribeiro que ainda é meu aluno. Ele tem ouvido absoluto e baixa visão – apenas 20%.
Mesmo assim, se destacou e se tornou professor da oficina de violão do Jardim São Jorge”, conta Bana, acrescentando que a proposta para ele ministrar aulas em mais bairros de Paranavaí partiu do ex-presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira, que assumiu um compromisso de descentralizar as atividades da Fundação Cultural, levando arte para os bairros mais afastados do centro.
Atualmente, Fernando Bana ministra aulas de violão no Núcleo de Cultura do Sumaré às terças-feiras, das 14h às 15h, das 15h às 16h e das 16h às 17h. Na Biblioteca Cidadã Boulivar Penha, no Núcleo de Cultura do Conjunto Tania Mara, as aulas são realizadas às quintas-feiras – das 9h às 10h e das 10h às 11h; e às sextas-feiras – das 15h às 16h e das 16h às 17h.
“São cinco vagas em cada horário, e os alunos precisam ter apenas sete anos ou mais”, explica e acrescenta que também dá aulas de violão na Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado.
Bana relata que mais de mil alunos já passaram pelo projeto Tocando em Frente, responsável por parte das oficinas de violão Fundação Cultural, ao longo de nove anos.
“Nesse período, fizemos inclusive rifas e conseguimos doações, tanto de empresas quanto de pessoas, para a aquisição e doação de mais de 50 violões. Foi uma grande revolução cultural, até porque o violão é um instrumento popular, e sempre bem procurado por estudantes de música”, informa.
Atualmente, o Tocando em Frente, coordenado por Fernando Bana, está finalizando a gravação de um disco infantil que conta com a participação de 60 alunos da Fundação Cultural que participam das aulas do projeto.
“Estamos gravando canções populares de domínio público. Serão sete faixas. Vamos gravar também uma música regionalista do Grupo Gralha Azul e do Ariel, um de nossos alunos. Vamos terminar as gravações até o final do primeiro semestre, e com a participação de crianças e idosos”, adianta. (Por David Arioch)
Serviço:
Caso queira saber se há vagas disponíveis nas oficinas de violão do professor Fernando Bana, ligue para (44) 3902-1128 ou (44) 3902-1090.