Licitação como ferramenta do desenvolvimento será tema de evento para lideranças públicas
Para estimular a aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), que garante um tratamento diferenciado e simplificado que favorece a participação das MPEs em licitações públicas, acontece no dia 21 de setembro o evento “Licitações como ferramenta de desenvolvimento local”.
O encontro será destinado para que as lideranças públicas de Paranavaí e região conheçam estratégias de sucesso da cidade de Londrina, que implantou o programa Compra Londrina e tem ampliado a participação de empresas locais nas licitações.
O evento começa às 9h, na sede da Associação Comercial de Paranavaí (Aciap).
Foram convidados para participar do encontro prefeitos, secretários municipais, vereadores e servidores públicos das áreas jurídicas e departamento de licitações.
Na ocasião, as lideranças públicas ouvirão a fala de Fábio Cavazotti, secretário de Gestão Pública de Londrina, que compartilhará as estratégicas e resultados obtidos no município. Com o Compra Londrina a cidade aumentou em 260% a participação de empresas locais nos certames licitatórios e saltaram de 16% para 41,8% o número de empresas vencedoras que são do território.
“Estamos com um projeto local para contribuir com iniciativa. Para complementar os esforços, apresentaremos um exemplo real e próximo de nós para que os representantes vejam que é possível aplicar a Lei Geral e obter benefícios para a região. Valorizamos as boas práticas e entendemos que quando compartilhamos, estamos cooperando para o desenvolvimento de todas as cidades que formam o Comitê Territorial”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.
APOIO – De acordo com Thaís Soares, coordenadora do Observatório Social de Paranavaí, a entidade espera que o encontro sirva para destacar a importância das empresas locais nas licitações.
“Empresas que são de outra região estão vencendo os nossos pregões e, de certa forma, levando para outros locais os valores destas compras. Ao estimularmos a participação de empresas daqui, estamos estimulando que os recursos financeiros sejam aplicados em nossas cidades e gerem impostos para nós e não para outras localidades”, diz.
O gerente da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, lembra que há tempos a associação tem estimulado que as empresas se capacitem para participar de certames e atender os órgãos públicos.
“Da mesma forma, é importante também orientar o outro lado, o setor público, para que eles entendam os benefícios de estimularem os negócios locais. Reter as riquezas locais das empresas resulta também em mais recursos para investimentos em saúde e educação, por exemplo”, detalha Scarabelli.
As lideranças convidadas devem confirmar a presença com a agente de desenvolvimento local, Andrea Vieira, pelo telefone (44) 98406-2122, ou com David Panes, pelo telefone (44) 98403-1002.