Técnicos orientados sobre vacinação

Técnicos de imunização dos 28 municípios do Noroeste do Paraná se reuniram na tarde de ontem em Paranavaí, para receber orientações sobre a Campanha de Vacinação contra Gripe. A ação terá início no dia 17 de abril e se estenderá até 26 de maio.
O público-alvo é formado por crianças de seis meses a quatro anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), pessoas com 60 anos de idade ou mais, professores das redes pública e privada, pacientes com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Aproximadamente 84 mil pessoas em toda a região formam o público-alvo que deverá ser imunizado contra os três tipos de gripe mais críticos, provocados pelos vírus Influenza H1N1, A e B. A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população.
Chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva afirmou que a vacina não é recomendada para pessoas que tiveram algum tipo de reação alérgica em campanhas anteriores. Quem estiver com febre precisa esperar os sintomas passarem para ser imunizado.
Moradores de Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí que receberam vacina contra a dengue devem esperar 30 dias para receber a dose contra a gripe. Esses foram os dois municípios do Noroeste do Paraná incluídos na campanha estadual de imunização contra a dengue.
De acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe atinge de 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças do mundo todos os anos. São 3 milhões a 5 milhões de casos graves anualmente, resultando em 250 mil a 500 mil mortes.