Quem não fizer cadastramento terá Título de Eleitor cancelado

O cadastramento biométrico de eleitores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara já começou. O procedimento é obrigatório: quem não fizer terá o Título de Eleitor cancelado. O prazo termina em 11 de agosto.
É importante agendar dia e horário de atendimento. Para isso, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br). Depois, é só ir até o Fórum Eleitoral de Paranavaí, portando documento pessoal com foto e comprovante de residência atual.
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomaz de Aquino, explicou que nos casos em que o comprovante de residência está no nome de outra pessoa, há algumas alternativas. Admitem-se, por exemplo, comprovações de vínculo profissional ou de vínculo patrimonial.
Outra situação apontada pelo chefe de cartório é a possibilidade de apresentar atestados de relação conjugal, tais como certidão de casamento, declaração de união estável ou documentos dos filhos com os nomes dos pais. 
O cadastramento biométrico teve início no ano passado, mas foi interrompido por causa do processo eleitoral. Com a retomada, ontem, a expectativa é receber 65 mil eleitores dos quatro municípios atendidos pelo Fórum Eleitoral de Paranavaí.
Vale destacar que quem perder o prazo e tiver o Título de Eleitor cancelado estará sujeito a uma série de punições, ficando impedido de prestar concurso público, matricular-se em instituição de ensino superior, fazer passaporte e conseguir financiamentos bancários.