Hugo Ubaldo, um professor ensinando aos mais jovens que a percussão está muito além do barulho

Desde 2014, o baterista e percussionista Hugo Ubaldo ministra oficinas de percussão para a Fundação Cultural de Paranavaí. Com alunos de 6 a 17 anos, suas aulas são realizadas nos Núcleos de Cultura da Vila Rural São João e do Jardim São Jorge, onde eles melhoram a coordenação motora e a capacidade de concentração. “O acompanhamento deve ser amplo e a atividade abrangente. Muitos alunos se identificam de forma positiva com a percussão porque é algo que envolve muito o ser humano, principalmente a percussão corporal. É um processo visível em que você faz os alunos entenderem que a percussão não é somente barulho,mas um barulho organizado”, diz Ubaldo.
O professor de música começou a dar aulas para a Fundação Cultural a convite do coordenador da Escola Municipal de Música, Rafael Torrente. Hugo considera muito boa a frequência dos alunos, levando em conta que raramente faltam. “Disponibilizamos 20 vagas por turma. Uso a metodologia construtivista e utilitarista/Montessoriana, que possibilita o protagonismo musical. O aluno se sente parte do processo de aprendizagem. Usam de forma variada instrumentos formais de percussão como caixa, pandeiro, surdo, tamborim e meia-lua, etc. Também usamos copos, instrumentos de origem materiais recicláveis e até mesmo o corpo, um dos melhores e mais legais instrumentos”, garante.
Para Hugo Ubaldo, uma das coisas mais gratificantes desse trabalho é a conexão dos alunos com a música, o entendimento do que é um instrumento musical e a felicidade nos dias de apresentação, inclusive por parte do público. “Estou tentando reciclar minha utilização, concepção e expressão da bateria e da percussão enquanto instrumentos. Existe uma necessidade de fazer uma ponte entre as pessoas e os instrumentos”, revela.
O baterista e percussionista está empenhado em incentivar as pessoas a desenvolverem uma conexão emocional que as leve para o mundo da música. “No âmbito profissional, quero melhorar cada vez mais como educador e colocar em prática um projeto de música instrumental focando a parte rítmica em um conceito chamado microtime”, informa.
Hugo Ubaldo começou a tocar percussão e bateria aos 22 anos, em 2010 e, mesmo que sua história pareça recente, ele deixa claro que é realmente intensa. “No começo, era um tipo de desafogo do meu trabalho como entregador e da faculdade de história. Mas se tornou algo muito maior e, em 2012, comecei a estudar os instrumentos e transformei isso em minha profissão em 2014”, enfatiza. Atualmente, o músico faz parte das bandas e projetos Sub-Versão (bateria e voz), Kanis (bateria), FreeMusicNoFingers (bateria), Alice D (bateria e voz), Dr. Pacheco (bateria), Elemento Principal (percussão) e João Henrique (percussão). (Por David Arioch)
Saiba Mais
Hugo Ubaldo ministra aulas de percussão na sede da Associação de Moradores da Vila Rural São João na segunda-feira das 14h às 15h e na quinta-feira das 9h às 10h. No Jardim São Jorge, as aulas são realizadas na Associação de Moradores na sexta-feira, das 9h às 10h e das 13h40 às 14h40. Para mais informações, ligue para (44) 3902-1090 ou (44) 3902-1128.