Diagnóstico de doenças transmitidas por insetos é tema de reunião técnica

Médicos e enfermeiros de toda a região estiveram ontem em Paranavaí para uma reunião técnica sobre arboviroses. São doenças transmitidas por insetos, entre as quais estão dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
O encontro foi promovido pela 14ª Regional de Saúde, que repassou informações sobre como devem ser os procedimentos durante os atendimentos realizados em unidades básicas de saúde e hospitais.
No caso das enfermidades transmitidas pelo Aedes aegypti, os sintomas são bastante próximos. Por isso, um dos objetivos da reunião técnica foi alertar os profissionais de saúde sobre a necessidade de aprimorar o diagnóstico diferencial, a partir de critérios clínicos e laboratoriais. Os cuidados com os pacientes dependem de que doença têm.
O diagnóstico rápido e preciso é fundamental para as ações de bloqueio, que são desenvolvidas para evitar o avanço da doença. Assim que a equipe de saúde faz a notificação, são tomadas medidas para eliminar criadouros do inseto transmissor e exterminar os que estiverem em circulação.
FEBRE AMARELA – Transmitida pelo Aedes aegypti, tem sido a causa de morte em estados do Sudeste e do Nordeste do Brasil. A febre amarela é uma arbovirose que pode ser urbana ou silvestre, de acordo com a área onde é contraída.
Há vacina para evitar a doença. São necessárias duas doses para garantir imunização, por isso, quem ainda não completou o ciclo vacinal deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Quem vai viajar para áreas de risco, por exemplo, Minas Gerais e Espírito Santo, também precisa se proteger.
DENGUE – Mais comum entre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue também é uma arbovirose. Desde o início do ano até a última quinta-feira, tinham sido registradas 24 confirmações da doença nos municípios do Noroeste do Paraná. Ao todo, foram 424 notificações de casos suspeitos, com 323 negativos e 77 ainda em fase de análise laboratorial.