Eleitores já podem fazer o cadastro biométrico
Eleitores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara terão até 11 de agosto para fazer o cadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório, já que no próximo pleito a identificação será exclusivamente digital.
Aproximadamente 65 mil pessoas precisam fazer o cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Paranavaí. Os atendimentos já estão sendo realizados, sendo necessário apresentar comprovante de residência atual e documento pessoal com foto.
Por enquanto, o horário de funcionamento se mantém normal, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. A partir de 3 de abril, os eleitores terão mais tempo para ir ao Fórum Eleitoral, por causa do regime de mutirão, com atendimentos das 9 às 18 horas.
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomaz de Aquino informou que será possível agendar horário para fazer o cadastramento biométrico. Para isso, o eleitor deverá acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-pr.jus.br).
A expectativa é receber, em média, 600 pessoas por dia. Para isso, o Fórum Eleitoral de Paranavaí terá a equipe ampliada nos próximos dias. Mesmo assim, a orientação é não deixar para os últimos dias, para evitar longos períodos de espera por atendimento.
De acordo com Tomaz de Aquino, quem perder o prazo terá o Título de Eleitor cancelado, ficando impossibilitado, por exemplo, de se matricular em instituição de ensino superior, fazer passaporte, conseguir financiamentos bancários e assumir cargos públicos.
REGULARIZAÇÃO – Quem deixou de votar por três eleições consecutivas sem justificar as ausências precisa ir até o Fórum Eleitoral para regularizar a situação. É necessário apresentar comprovante de residência atual e documento pessoal com foto.
O chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí explicou que o processo é simples. O eleitor recebe uma guia de pagamento com o valor da multa e quita o débito. Assim, terá a situação normalizada novamente. Uma dica é ir até o Fórum Eleitoral e já fazer o cadastramento biométrico.
Tomaz de Aquino afirmou que sem a regularização, o eleitor tem o documento cancelado, sofrendo as mesmas restrições previstas para quem não fizer o registro digital. São 63 pessoas em Amaporã, 17 em Nova Aliança do Ivaí, 1.019 em Paranavaí e 41 em Tamboara.