Crédito e consultoria técnica ajudam mãe e filha a realizar sonho
CURITIBA (ANPr) – Monique dos Santos e a mãe, Sandra dos Santos, compartilhavam um sonho de ter um negócio próprio. Monique trabalhava como assistente financeira e Sandra revendia cosméticos oferecidos em revistas, no modelo de venda porta a porta, como Avon e Natura.
Há dois anos, a filha perdeu o emprego e as duas transformaram o problema em uma oportunidade para realizar o sonho. Elas planejaram, se organizaram, foram ao Sebrae/PR em busca de uma consultoria e abriram a loja “Ai que tudo, guria”, que vende cosméticos e produtos de higiene em uma galeria comercial na praça Osório, no centro de Curitiba.
“Montamos uma loja pequena, para começar, e mesmo assim faltava dinheiro”, diz Monique. Um consultor do Sebrae/PR indicou a solução: crédito barato da Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado.
“O primeiro crédito foi para comprar produtos para estoque. O pessoal da Fomento Paraná orientou em como usar o crédito e deu tudo certo”, afirma Monique. Em pouco mais de um ano a clientela cresceu e já faltava espaço para expor novas mercadorias.
CRESCIMENTO – Foi quando surgiu a chance de alugar uma outra loja na mesma galeria. Mais amplo e melhor localizado, o espaço possibilitaria vender uma gama maior de maquiagens. “O primeiro financiamento tinha sido quitado e fui na Fomento Paraná de novo. Desta vez para montar a loja nova”, relata.
Com o crédito, comprou o mobiliário, um computador e foi instalado um sistema para auxiliar no controle das vendas e do estoque. “O número de clientes já aumentou em 50%”, comemora Monique, que pretende consolidar a loja antes de dar novos passos. “A ideia é a loja ser reconhecida, lembrada, para depois montarmos um e-commerce e, quem sabe, até uma filial”, prevê.
CRÉDITO PARA OS PARANAENSES
As linhas de crédito da Fomento Paraná beneficiaram mais de 22 mil empreendedores nos últimos seis anos. São mais de R$ 800 milhões em financiamentos concedidos para apoiar empreendimentos de micro, pequeno e médio porte em todo o Estado.
A instituição também financia os municípios para execução de obras viárias, construção de escolas, barracões industriais e revitalização de espaços públicos. Desde 2011, a Fomento Paraná contratou R$ 1,2 bilhão para atender prefeituras paranaenses.