Dinheiro gasto com exames não realizados poderia pagar quase 200 consultas por mês

Pouca gente sabe, mas quando alguém agenda um exame de especialidades pelo SUS e não comparece na data marcada, a Prefeitura paga pelo serviço, mesmo que ele não tenha sido realizado.
Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que, só em dezembro de 2016, a Prefeitura de Paranavaí pagou R$ 7.324,54 de exames não realizados porque o paciente não compareceu na data agendada.
Se convertido para outro tipo de serviço, este dinheiro daria para pagar, por exemplo, 183 consultas de especialidades a mais para a população. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“O município não tem oferta de serviços de especialidades em sua rede de saúde. Então o CRE (Centro Regional de Especialidades) vende os serviços para o município a um preço menor, para que possamos atender a demanda da população. Mas, a partir do momento que nós compramos o serviço, nós pagamos por ele independentemente de o paciente comparecer ou não. Isso gera uma despesa desnecessária e ainda dificulta para que consigamos diminuir as filas de espera”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.
Atualmente, a Prefeitura compra do CRE exames e consultas de 35 especialidades, mas o número de não comparecimentos sem aviso prévio é preocupante.
“A Mastologia, que é uma das especialidades mais difíceis para agendamento, tem hoje uma fila de espera de 280 pacientes. Só em dezembro, foram agendados 53 exames, porém 8 pessoas não compareceram. O caso da Ortopedia é ainda pior. No mês de dezembro foram agendados 232 exames da especialidade, mas 16 pessoas não compareceram, e a fila de espera já está com 2.448 pacientes”, frisa a secretária.
Outros exames bastante procurados especialmente pelo público feminino são ultrassons e mamografias. Em janeiro, 29 pessoas deixaram de fazer ultrassons e 81 mamografias foram perdidas. A fila de espera para os ultrassons hoje é de 2.059 pacientes; para a mamografia são 240 pessoas.
“Nós estamos divulgando estes números para fazer um apelo ao bom senso. Se a pessoa não vai poder comparecer na data agendada para fazer o exame, pedimos que ligue na Secretaria de Saúde (o telefone é o 3421-1300) e fale com uma das funcionárias do setor de Agendamento, avisando da desistência. Assim, nós podemos fazer contato com as pessoas da lista de espera para que elas possam fazer o exame e o município pague por um serviço que está sendo efetivamente aproveitado”, finaliza Andréia.