Secretário quer reduzir tempo de espera por corte de árvores
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí protocolou 65 pedidos de corte de árvores. Considerando as solicitações feitas nos dois anos anteriores, o resultado é uma lista extensa de serviços a serem executados.
O primeiro passo para resolver o problema é fazer um levantamento de todas as pendências. Depois, é necessário comparar com as informações da empresa contratada para fazer os trabalhos na cidade. A partir daí, será possível definir prioridades e tentar reduzir o tempo de espera dos moradores.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, assim que um pedido de corte de árvore é protocolado, são até 30 dias para a avaliação técnica. Essa perícia apontará a situação da planta e indicará se é preciso ou não fazer o corte.
A situação pode ser classificada de três formas. O grau um revela a necessidade de corte imediato, quando a árvore está condenada. O grau dois significa que a planta precisa ser removida, mas sem tanta urgência. O grau três é quando não há problemas.
Ocorre que depois de protocolar o pedido, muitos moradores não recebem retorno da equipe da Secretaria de Meio Ambiente. E ficam sem saber qual foi o resultado da vistoria. Por isso, uma das propostas é começar a responder o mais brevemente possível em todos os casos, favoráveis ou contrários ao corte.
Outra pretensão do secretário é encurtar o tempo de espera pela erradicação da árvore. “Vamos unir os trabalhos pendentes e as demandas atuais e tentar resolver essas questões”.
Segundo Kulevicz, o contrato da Administração Municipal com a empresa terceirizada prevê o corte de aproximadamente 1.200 plantas por ano. Com a renovação da licitação, prevista para agosto deste ano, a intenção é ampliar a quantidade, passando para 1.500 árvores por ano.
PEDIDO – O secretário informou que para protocolar o pedido de corte, é necessário ir até a sede da Secretaria de Meio Ambiente, na região da Vila Operária, levando documentos pessoais e comprovante de residência. A solicitação deve ser feita pelo proprietário do imóvel.
REPOSIÇÃO – Mas não é somente fazer o corte das árvores. É preciso repor. Por isso, a Administração Municipal conta com um viveiro próprio. E já que o espaço destinado às plantas é pequeno, um novo viveiro está sendo preparado no Parque de Exposições, para ampliar a quantidade de mudas disponíveis para a reposição.