Chuva forte provoca estragos em Paranavaí
Em poucas horas, mais de 100 milímetros de precipitação sobre Paranavaí. A chuva que caiu entre a noite de terça-feira (31 de janeiro) e a madrugada de quarta-feira (1º de fevereiro) provocou estragos em diferentes bairros.
Só o Corpo de Bombeiros registrou quatro pontos de alagamento, na Rua Tóquio, próximo à Copel, na Rua Carmem Miranda, nas populares do Jardim São Jorge, na Rua Salgado Filho, perto do INSS, e na Rua Bahia, na região da Praça do Japão.
Mas os prejuízos foram muito além. Próximo ao Cemitério Municipal, por exemplo, o muro de um imóvel teve de ser substituído, depois de ruir por causa da força da enxurrada.
O grande volume de água também foi responsável por derrubar o muro de uma instituição de ensino, comprometendo a quadra esportiva, que teve de ser interditada.
Nem mesmo as ruas e avenidas saíram ilesas. A chuvarada arrastou parte da massa asfáltica, tornando as vias públicas intransitáveis.
VOLUME – De acordo com informações do Simepar, na noite de terça-feira (31 de janeiro) foram registrados 57,6 milímetros de precipitação. Na madrugada de quarta-feira (1º de fevereiro), mais 52,4 milímetros.
A título de comparação, vale a pena conhecer a média histórica para os dois meses: 185,2 milímetros em janeiro e 169 milímetros em fevereiro. A maior quantidade registrada em um mesmo dia foi em junho de 2012: 135 milímetros.
INCOMUM – O meteorologista Samuel Braun explicou que, apesar de não ser inédita, a situação não ocorre com frequência. A chuvarada foi resultado de uma linha de estabilidade que passou sobre a região e avançou lentamente. “Geralmente se desloca mais rápido”, disse.
PREVISÃO – Na tarde de ontem voltou a chover em Paranavaí. Hoje, o tempo deverá permanecer chuvoso, com possibilidades de trovoada, conforme informações do Simepar. A temperatura poderá variar de 20 a 31 graus.
Os próximos dias também terão céu nublado com chuvas e trovoadas a partir da tarde. Na sexta-feira, os termômetros marcarão de 21 a 32 graus. No sábado, de 21 a 33. E no domingo, de 22 a 33 graus centígrados.