Terra Rica decreta situação de emergência na Saúde
Falta de médicos, instalações precárias, veículos sucateados, esses são alguns dos problemas encontrados pelo prefeito de Terra Rica, Júlio Cesar da Silva Leite, que decretou situação de emergência na Secretaria Municipal de Saúde. “Toda nossa equipe está se dedicando para sanar os problemas da cidade, para que o munícipe tenha um atendimento de qualidade, pedimos um pouco de paciência”, disse o gestor que ontem viajou para Curitiba na busca de novos recursos para a cidade.
De acordo com o decreto publicado na edição de ontem do Diário do Noroeste (24), não houve planejamento na área de Saúde, o que gerou inúmeros problemas que estão afetando o atendimento prestado à população. Entre eles a falta de veículos para transporte de pacientes. “Herdamos uma frota sucateada, muito por falta de manutenção”, disse o gestor que acrescentou que os veículos utilizados para transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise e de cânceres em outras cidades estão em péssimas condições.
Outro problema é a falta de médicos para atender a população, com o fim dos contratos dos médicos cubanos a situação se agravou ainda mais. “Já estamos trabalhando na contratação de novos médicos para a cidade”.
Existem ainda problemas estruturais nos prédios utilizados no atendimento de Saúde, entre eles a reforma do Posto de Saúde Central que está parada. “Vamos retomar a reforma do Posto, terminar a reforma do primeiro pavilhão do Hospital Municipal para começarmos a reforma do outro pavilhão em seguida”, disse o gestor. Existem problemas ainda na Clínica da Mulher e nos Postos de Saúde da Vila Mutirão, da Vila Barbosa e no Distrito de Adhemar de Barros.
O PSF (Programa Saúde da Família) está atendendo de forma precária com apenas uma equipe, as outras equipes estão sem médicos. “Com a contratação de novos médicos vamos reativar todas as equipes do PSF”.
Com a decretação de situação de emergência por 90 dias, a administração municipal poderá dar mais agilidade para sanar os problemas encontrados no setor da Saúde. A Secretaria de Saúde tem como tarefa organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante esse período.