Richa destaca avanços em água e sistema de esgoto

CURITIBA (ANPr) – Os investimentos em saneamento feitos no Paraná de 2011 a 2015 somam R$ 3,3 bilhões e a previsão é investir mais R$ 1 bilhão em 2017. No período, as ligações de esgoto cresceram 37% e as de água, 15%.
Os avanços em destinação de recursos em oferta de água tratada e sistema de esgoto sanitário foram destacados pelo governador Beto Richa no evento que comemorou os 54 anos da Sanepar, ontem em Curitiba.
Na solenidade, com a participação dos funcionários da companhia e que foi transmitida por vídeo conferência para as regionais da empresa, foi assinado um contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção da nova sede da Sanepar, que será entregue no ano que vem.
“Ampliamos significativamente a coleta e o tratamento de esgoto em todos as regiões do Paraná. Um bom exemplo é Litoral, onde temos hoje praias limpas, água de qualidade e obras intensas de saneamento”, afirmou. “Além de estratégica, de ajudar de forma decisiva no desenvolvimento do Paraná, a Sanepar garante mais saúde aos paranaenses e dá exemplo ao Brasil. É um orgulho para todos os colaboradores da empresa”, declarou o governador.

ESTRATÉGIAS
“Propusemos no início de nosso governo que todas as empresas públicas se tornassem estratégicas para o desenvolvimento do Paraná, em especial a Sanepar e a Copel”, lembrou o governador. “É o que acontece hoje. Nossas empresas se fortaleceram e se tornaram sólidas. Graças à governança que implantamos, com profissionalismo e qualificação, as empresas públicas do Paraná são amplamente premiadas”, afirmou.

EXPANSÃO
Entre 2011 e 2015, a Sanepar ampliou de 1,5 milhão para quase 2 milhões o número de ligações de esgoto (acréscimo de 34%). Em cinco anos, a empresa fez um quarto das ligações de esgoto instaladas em todo o Estado ao longo de 54 anos.
Nos anos anteriores, a companhia priorizou as ligações de água a fim de universalizar a oferta no meio urbano. Atingida esta meta, a empresa pode se dedicar mais ao saneamento. Hoje, a Sanepar já está bem acima da média nacional na coleta e tratamento de esgoto. A empresa tem um índice de coleta 71%, tratando 99,5% do esgoto coletado. A média nacional é de 49% na coleta e 40% de tratamento.