Posse do novo prefeito e vice e eleição do presidente marcaram sessão inicial na Câmara

A posse do novo prefeito municipal, Carlos Henrique (Caíque) Rossato Gomes, e da vice-prefeita Jeanne Maria Fujii Kato, seguindo-se a eleição do novo presidente, foram os atos que marcaram a primeira sessão da Câmara Municipal domingo (1º) na nova legislatura.
A sessão de posse na Câmara Municipal foi presidida pelo vereador eleito Leônidas Fávero Neto, mais votado nas eleições de outubro, secretariado pelo vereador eleito Lucas Barone de Oliveira.
Ao dar posse aos vereadores eleitos – Aldrey Azevedo, Carlos Alberto João, Claudemir Barini, Claudio Joaquim (Sabino) da Costa, José Galvão, Luís Aparecido (Mancha) da Silva, Milton Hipólito dos Santos e Zenaide Borges – além dos dois que compuseram a mesa – Fávero destacou o decoro e a ética necessários para a condução dos trabalhos dos vereadores. Disse que se a administração for eficiente, a economia também será. Fez duas sugestões de foco ao novo prefeito, nesse sentido, para se empenhar na educação e saúde, que são os pilares do desenvolvimento social e econômico de uma população. Concluiu fazendo um apelo “para juntos buscarmos o caminho da glória como nunca antes foi trilhado”.
Depois da posse dos vereadores foi realizada a do prefeito eleito, Carlos Henrique (Caíque) Rossato Gomes, e da vice-prefeita Jeanne Maria Fujii Kato, que prestaram os juramentos de praxe, conforme prescritos na Constituição Federal.
Ao tomar posse o delegado Caíque anunciou que vai manter rigor nos gastos públicos e que por medida de economia vai cortar despesas e para isto já começa optando pelos vencimentos de delegado e não de prefeito. Os vencimentos de delegado, pagos pelo Estado, são inferiores aos de prefeito, pagos pela Prefeitura. Caíque disse que assume com muita vontade de trabalhar e é nossa prática enfrentar os desafios. Temos vontade de mudar, inovar e transformar. Foi assim que nos elegemos. Nossas propostas tocaram o coração das pessoas e fizeram redobrar o nosso compromisso”.
Mais adiante Caíque disse que “além de agir com rigor e ética como sempre fizemos no serviço público, vamos cumprir e fazer cumprir as leis vigentes”. Disse ainda que vai se dedicar diuturnamente ao trabalho da cidadania e buscar apoio do voluntariado, pois a população deve ser estimulada também a fazer a fiscalização. Para Caíque o prefeito deve trabalhar unido à população e “vamos dedicar a ela nosso trabalho, pois a população é o nosso maior patrimônio. Vamos transformar Paranavaí para juntos construirmos uma cidade melhor. Vamos colocar a nossa criatividade em favor de Paranavaí. Missão dada é missão cumprida”, concluiu o novo prefeito.
Após a solenidade de posse a Câmara Municipal realizou a eleição da nova mesa diretora para o ano legislativo. Embora previamente acertada, a eleição ainda tinha uma vaga em aberto, de 2º secretário, mas acabou sendo fechada a composição em poucos minutos, por unanimidade, com esta formação: presidente – José Galvão; vice-presidente – Zenaide Borges; 1º secretário – Leônidas Fávero Neto; 2º secretário – Claudemir Barini.
Em recesso, a Câmara Municipal realizará a primeira sessão ordinária do ano no próximo dia 6 de fevereiro.
O novo diretor-geral da Câmara será o capitão da reserva do Exército, Ailton de Mello, que na gestão passada foi secretário municipal de Patrimônio e Segurança no Trânsito.
(SB)