Agência centro ganha nova sede em Paranavaí
O Sicoob Noroeste está de casa nova em Paranavaí. Foi inaugurada a nova sede da agência centro, um espaço amplo, oferecendo conforto e comodidade para os cooperados e usuários dos serviços e produtos da cooperativa. Também representa um novo posicionamento diante do mercado, refletindo positivamente em todo o Noroeste do Paraná.
A inauguração da nova sede foi prestigiada por autoridades e lideranças regionais. Dentre elas, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicoob, Jefferson Nogaroli. Ele deixou uma mensagem de otimismo. Citou que, mesmo diante da crise econômica, é possível encontrar alternativas de crescimento.
Na avaliação do presidente, o Sicoob Noroeste é um exemplo dessa verdade, pois se mostra cada vez mais sólido e atuante na comunidade. Aliás, ao discorrer sobre as dificuldades econômicas, analisou que o Noroeste do Paraná passou pela grande depressão de 1975 com a extinção dos cafezais e superou. Hoje vive um cenário diferente, de diversificação, avalia.
Por isso, reforça a confiança na economia local/regional, sendo o Sicoob um importante agente para o crescimento. A própria cooperativa reflete o empreendedorismo da comunidade, apresentando resultados muito acima da média.
Tudo isso com uma vantagem: é a única instituição financeira de Paranavaí, constituída aqui (inaugurada em 05 de setembro de 2003) por lideranças da cidade. Nogaroli lembra que o presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Benjamin Cargnin Filho, exerce hoje um papel estratégico para o Sicoob em todo o Paraná.
PREFEITO – O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, também falou da força do Sicoob a partir de Paranavaí. Citou a recente inauguração da agência em Presidente Castelo Branco, onde não havia instituição financeira. “Só uma cooperativa poderia cumprir esse papel social relevante”, aponta.
Igualmente otimista, citou a crise como impulso para buscar alternativas. Opinou que já houve outras crises, talvez até mais graves. Todas foram superadas com trabalho e criatividade, analisa. E mais: opinou que uma instituição organizada, como é o Sicoob, vai se destacar ainda mais quando o crescimento econômico do país for retomado.
PRESIDENTE – O presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Benjamin Cargnin Filho, disse que a mudança de sede tem um conteúdo simbólico ainda mais valioso, pois representa o crescimento de uma agência e o valor dos seus associados.
A agência em nova sede nasceu pequena com apenas 06 funcionários em 2003. Hoje, a partir dela e duas mudanças após, o sistema é composto por 11 agências, sendo três em Paranavaí, gerando 150 empregos diretos, postos de trabalho de destaque e de profissionais em constante qualificação.
Ele falou de alguns números e deixou uma reflexão para os associados. Pediu que cada um analise os ganhos coletivos, levando em conta que a cooperativa é de todos, os mais de 12.800 participantes. “No Sicoob todos somos iguais”, sintetizou.
O presidente dedicou menção especial para o trabalho do voluntariado, implantado neste ano. Na mesma linha falou das parcerias sociais, tais como a Coopercriança e Coopertaiko, entre outros.
A implantação da governança coorporativa foi outro fator positivo demonstrado pelo presidente. Desta forma, profissionais de mercado dirigem a cooperativa, o que confere ainda mais transparência e solidez ao sistema. O grupo de dirigentes profissionais é composto por Ecio Almir Oliveira (superintendente) e Celso Chaparro (diretor administrativo e financeiro).
Destaque na inauguração, o Coral Sicoob, com pouco mais de três meses de existência, mereceu elogios. Tanto que, como lembrou Cargnin, já começaram os convites para apresentações em Paranavaí e região, um deles formalizado por Nogaroli.
Citando o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues (autor da definição), Rafael Cargnin encerrou com a mensagem: “Cooperativismo não é doutrina econômica, é uma filosofia de vida”.
SUPERINTENDÊNCIA – Coube ao superintendente Ecio Almir Oliveira a saudação aos participantes da inauguração. Ele disse que a nova sede tem um valor simbólico para além dos negócios. É um investimento no cooperado, que tem dado as melhores respostas em termos de participação. “Aqui vamos dar ainda mais conforto e qualidade de atendimento”, previu.
O padre Sílvio César Pereira, da Catedral Maria Mãe da Igreja, fez a oração que pediu proteção divina para funcionários e usuários do novo empreendimento. Ele reforçou a mensagem do trabalho com dedicação para superar a crise brasileira.
Dentre as autoridades e lideranças, participaram da inauguração: o vereador José Galvão, representante da Câmara; Ricardo Menini, representante do deputado estadual Tião Medeiros; o presidente do Sicoob Horizonte, de Arapongas, Fortunato Júnior; o delegado chefe da 8ª SDP, Luiz Carlos Mânica; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Márcio Antonio; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Michael Heckmann; o vice-presidente da Aciap, Márcio Catiste; Fábio Franco, conselheiro da OAB-PR; Ivo Pierin Júnior, presidente do Sindicato Rural; Cícero Justino, presidente do Goes; Héracles Alencar Arrais, diretor da Santa Casa; profissionais e diretores de imprensa: Valderci Silva, Pedro Arthur, Rildo Vieira, Cláudio Luiz e o secretário de Comunicação, Guto Costa.