Adolescente tem aparelho celular roubado. Crime se tornou comum em Paranavaí
A adolescente de 13 anos andava pela Rua Luiz Spigolon, na Vila Operária, em Paranavaí. Entretida com o telefone celular, não percebeu quando dois homens se aproximaram para fazer a abordagem.
Pegaram o aparelho e continuaram andando, deixando a adolescente para trás. A menina tentou segui-los, mas um dos assaltantes levantou a blusa e mostrou que estava armado. Sem ter como recuperar o celular, ela pediu apoio da Polícia Militar (PM).
Quando a equipe da PM chegou ao local, os dois homens já não estavam mais por ali e não foram encontrados. O crime ocorreu na tarde de quinta-feira (15).
De acordo com informações da PM, roubos de telefones celulares são cada vez mais comuns, pela facilidade que os bandidos têm para cometer o crime e para vender o aparelho ou trocar por drogas.
Para se ter uma ideia, de 1º a 16 de dezembro deste ano foram registrados pelo menos 20 roubos de celulares em Paranavaí. Outros 13 aparelhos foram encontrados por policiais militares durante abordagens a suspeitos de cometerem crimes.
CUIDADOS – A aspirante Railane do Nascimento Guedes, responsável pela Comunicação do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, orientou as pessoas a terem atenção na hora de utilizar o celular em locais públicos.
Muitos trocam mensagens ou fazem ligações enquanto andam pelas ruas da cidade. Isso facilita a ação dos assaltantes tanto quanto deixar o aparelho no bolso da calça ou em locais visíveis.
Uma sugestão importante é baixar aplicativos de localização, que permitem encontrar o telefone em casos de perda ou de roubo. Sem esse instrumento, é difícil saber qual a destinação.
ILEGAL – A maior parte dos aparelhos roubados é vendida de forma ilegal, por preços muito mais baixos do que os praticados no comércio. Outros telefones são trocados por drogas.
A orientação de Railane é que as pessoas desconfiem de quem está comercializando celulares por pequenos valores. Quando compram esses aparelhos, fortalecem o sistema criminoso e incentivam novos roubos. Além disso, podem ser presas por receptação.
Denúncias anônimas podem ser feitas, ligando para 181. A PM também recebe informações sobre celulares roubados pelo 190. É importante obter e repassar o maior número de características do vendedor, para que fique fácil identificá-lo, bem como horário e local da tentativa de comercialização.