Artistas protestam contra o machismo

No último sábado, às 10h, a escritora Ana Nenduziak, as atrizes Karina Lima e Gaty Rocha e as estudantes Ana Beatriz e Denise Guimarães realizaram uma intervenção no centro de Paranavaí para protestar contra o machismo. A iniciativa teve como lema a frase “Quem você chama de novinha, nós chamamos de criança”.
Outros cartazes traziam frases como “Indecente é o seu machismo”, “Não me estupre com os olhos”, “Quanto você ganha para vigiar o corpo alheio?” e “Empodere-se mulheres”.
Mesmo com chuva, a intervenção chamou a atenção do público, que as apoiou fazendo elogios, sinais positivos e batendo palmas. “Como foi nossa primeira intervenção, achamos muito válido o resultado. Tanto que diversas pessoas vieram falar com a gente depois, parabenizando e pedindo mais informações”, conta Ana Nenduziak.
O grupo pretende realizar mais intervenções com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da empatia e companheirismo entre elas.
“Somos criadas culturalmente de uma forma que nos incentiva a cultivar a rivalidade feminina. Ainda vivemos em uma sociedade patriarcal, mesmo que muitos neguem, principalmente em cidades interioranas. A mulher tem o direito à singularidade e merece respeito”, defende a escritora Ana Nenduziak.
Embora lutem pelos direitos das mulheres, Ana prefere que o grupo não seja definido como feminista.
“Sou uma mulher transgressora por natureza. Ainda tenho crenças latejantes que preciso desconstruir, e certos posicionamentos me inquietam, então me considero uma defensora do empoderamento feminino. Reconheço as diferenças entre homem e mulher, mas esse aspecto considero natural, não acho que seja ruim. Precisamos lutar é pelo que nos afeta, pelas desigualdades às quais estamos expostas constantemente. É algo tão latente que chega a ser alimentado por outras mulheres”, reclama. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)
Contato:
Ana Nenduziak adianta que as intervenções vão continuar. Quem quiser participar do grupo, pode entrar em contato com ela pelo Facebook.