Escola Jayme Canet conquista prêmio geral e individual da 31ª Maratona de Matemática
Após a realização da prova no mês passado, a 31ª edição da Maratona de Matemática das escolas municipais de Paranavaí já tem resultados definidos.
Neste ano, 52 alunos dos 5ºs anos das escolas municipais foram selecionados, e a média cresceu consideravelmente. O desempenho rendeu elogios da equipe da Secretaria de Educação, que comemorou a primeira nota máxima de um aluno no teste.
Ontem, os alunos com as cinco melhores notas foram premiados no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti. O aluno Eric Guedes Cardoso, da Escola Jayme Canet, ficou em 1º lugar. Ele recebeu uma bicicleta como prêmio, enquanto os outros quatro primeiros receberam um kit. Além deles, a Secretaria de Educação também premiou as escolas que tiveram as cinco maiores médias, com destaque para a Escola Jayme Canet.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “é uma grande satisfação ver os resultados melhorarem a cada ano. Quando começamos, há sete anos, a maior média era 6,8. Neste ano, a menor nota entre os cinco melhores foi 9,54, sendo que o primeiro colocado atingiu a nota máxima, 10,0.
A média foi elevada significativamente, e isso é fruto de um trabalho conjunto e que envolve muitas pessoas. Consideramos uma grande vitória. Devemos nos sentir orgulhosos”, comemorou.
Secretária de Educação deste o início do mandato de Lorenzetti, Cida Gonçalves agradeceu o apoio incondicional do prefeito.
“Desde nossa primeira conversa ele elencou a educação como prioridade na sua administração. Os avanços são imensuráveis e quem ganha com isso é a população. Essa maratona de matemática é um grande exemplo, pois em 2009 a maior nota era 6,2, e neste ano atingimos a nota máxima. Isso demonstra a qualidade que conseguimos atingir em todas as escolas, desde as periferias até as centrais. Os pais devem se orgulhar, pois se seus filhos chegaram até aqui, eles são espetaculares”, ressaltou Cida.
A Maratona é uma realização do Departamento de Matemática e Ciências da Secretaria de Educação (Seduc) e tem como objetivo estimular a capacidade intelectual das crianças através do raciocínio lógico e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática.
SOLIDARIEDADE – Dentre os cinco melhores alunos, apenas um deles não possuía uma bicicleta, prêmio entregue ao primeiro colocado. Fabrício Henrique Machado dos Santos, da Escola Municipal Hermeto Botelho, ficou na segunda colocação com a incrível média de 9,80, perdendo o prêmio.
Porém, um anúncio inesperado comoveu a criança e seus familiares: o prefeito Rogério Lorenzetti dará a ele uma bicicleta.
“Independente dos prêmios, o que realmente importa são as médias que esses alunos obtiveram. Eles estão sendo formados para serem excelentes profissionais no futuro. Diante de tudo que aconteceu, não seria justo essa criança sair daqui sem uma bicicleta. Tudo isso só está sendo possível pelas notas excelentes que o Fabrício conseguiu”, disse Lorenzetti.
Classificação e as notas dos alunos e escolas:
Cinco melhores alunos
1º – Eric Guedes Cardoso – Escola Municipal Jayme Canet – 10,0
2º – Fabrício Henrique Machado dos Santos – Escola Municipal Hermeto Botelho – 9,80
3º – Kaleb Andrey Valente da Silva – Escola Municipal Santa Teresinha – 9,73
4º – Ana Clara Del Bianco Cassimiro – Escola Municipal Jayme Canet – 9,60
5º – Nathália Gabriela Fratta Franco – Escola Municipal Cecília Meireles – 9,54
Cinco melhores escolas
1º – Escola Municipal Jayme Canet – 9,30
2º – Escola Municipal Hermeto Botelho – 9,16
3º – Escola Municipal Getúlio Vargas – 8,85
4º – Escolas Municipais Neusa Pereira Braga, Professor Pedro Real e Santos Dumont – 8,82
5º – Escola Municipal Santa Teresinha – 8,71