Paradão e outras atividades marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids

Uma série de atividades – iniciada ontem e que se estende até amanhã – marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Paranavaí.
Ontem, a primeira atividade foi um paradão no centro da cidade. Profissionais de saúde exibiam uma faixa no semáforo da Rua Getúlio Vargas com Souza Naves, reforçando a necessidade de cada pessoa conhecer a sua condição sorológica (portadora ou não do vírus HIV).
A explicação é simples: conhecer é também uma forma de se cuidar, já que o portador não necessariamente vai desenvolver a doença (Aids). Lideranças do setor incentivam o teste rápido, que em Paranavaí pode ser feito no Sinas – Sistema Integrado de Atendimento em Saúde.
Quem deseja fazer o teste rápido pode procurar o Sinas – Rua Rio Grande do Norte. O atendimento para teste é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Basta levar um documento de identidade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis.
CONTINUA – Hoje como parte das atividades do Dia de Luta serão feitos testes rápidos na Unidade Básica de Saúde – UBS Celso Konda – na Vila Operária, em horário diferenciado, como informa a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmitidas – IST/Aids, enfermeira Marielza Sestario.
Amanhã, sábado, tem adesivagem dos carros com o símbolo da campanha no centro da cidade e São Jorge. Trabalho a ser executado no período da manhã.
DADOS REGIONAIS – Conforme levantamento da 14ª Regional de Saúde, elaborado a pedido do DN, as 28 cidades da região de Paranavaí tiveram 109 casos de HIV/Aids confirmados em um ano (números fechados em outubro), totalizando 636 pacientes diagnosticados com HIV desde o primeiro caso, no ano de 1988.
Paranavaí lidera as estatísticas, contando 288, sendo 49 novos diagnósticos positivos nos últimos 12 meses. Os casos concentram-se na faixa etária de 20 a 49 anos e os homens respondem por cerca de 60% do total.
Os esforços, a exemplo do ano passado, estão centrados no teste rápido, a forma mais eficaz de prevenir que o portador do vírus fique doente. Também é importante para barrar a transmissão.  
O QUE É – A Aids é uma doença transmitida pelo vírus HIV que ataca as células de defesa do organismo deixando o corpo desprotegido contra outras infecções.
A pessoa fica mais vulnerável a outras doenças, como por exemplo, tuberculose e pneumonia, chamadas doenças oportunistas.
TRANSMISSÃIO E PREVENÇÃO – O HIV pode ser transmitido por via sexual, pelo sangue e pelo leite materno. Desde o momento que a pessoa adquire HIV já pode transmitir para outra pessoa. Quem apresenta alguma DST – Doença Sexualmente Transmissível – como sífilis e herpes genital por exemplo, tem maior chance de contrair o HIV.
NÃO SE CONTRAI HIV – Por beijos, abraços e carícias; Sexo com camisinha; Masturbação a dois; Usar o mesmo copo, prato, talheres; Suor, lágrimas, saliva; Aperto de mão; Toalha de banho, banheiro, sabonete, piscina, assento de ônibus; Picada de inseto, contato com animais domésticos; Tosse ou espirros; Roupas, lençóis, travesseiros; Doação de sangue.