Helicóptero da Sesa transporta paciente de Paranavaí a Umuarama

Uma mãe desesperada ao ver a filha de 40 dias sofrendo com problemas respiratórios. Durante quatro dias, começando na terça-feira passada (22), ela tentou atendimento médico em Paranavaí, mas sem sucesso. Somente no sábado, quando foi ao Pronto Atendimento Municipal, alertaram sobre a gravidade da situação.
Não havia leitos hospitalares disponíveis, por isso, era necessário levar o bebê para outra cidade. Entrou em operação o helicóptero da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma aeronave para resgate e transporte de pacientes em toda a macrorregião Noroeste do Paraná.
O helicóptero fica em Maringá. Começou a ser utilizado no sábado e nesse mesmo dia foi preciso levar a menina até Umuarama, onde foi internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O equipamento faz parte do novo serviço aeromédico da Sesa, que será lançado oficialmente no dia 8 de dezembro.
O chefe da unidade macrorregional de Regulação de Leitos, Adelson Gonçalves dos Santos, explicou que além do helicóptero de Maringá há outros dois, em Cascavel e Londrina. A Sesa conta ainda com um avião em Curitiba. Todas as aeronaves são exclusivas para resgate e transporte de pacientes.