Idosos devem ter cuidados extras para prevenir quedas
Muito comuns, as quedas de idosos podem resultar em danos físicos irreversíveis. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, através das suas regionais (dentre elas a 14ª de Paranavaí), orienta a população sobre os principais cuidados para evitar acidentes nesta faixa etária. Uma das medidas é a distribuição de panfletos educativos.
A maioria das quedas ocorre dentro de casa e, como prevenção, é preciso manter os ambientes bem iluminados. Durante a noite a orientação é deixar sempre uma luz acesa no quarto, corredor e banheiro.
Ao subir escadas, todas as pessoas, em especial os idosos, devem usar corrimão para apoio. Barras de apoio devem ser instaladas no banheiro, próximo ao vaso sanitário, no box e no chuveiro.
Pisos devem estar sempre secos, evitando encerar. Tapetes soltos igualmente não são recomendados. Se forem necessários, que estejam fixos. Mesmo dentro de casa não é aconselhável o uso de chinelos e pantufas.
A orientação para idoso é que prefiram calçados fechados, com sola de borracha e salto baixo. O idoso não deve nunca andar descalço ou só de meias.
Perigosos também são fios de luz, roupas, sapatos e outros objetos espalhados nos trajetos por onde o idoso anda. Os objetos de uso frequente devem estar em locais de fácil alcance. O idoso não deve jamais subir em banquinhos ou cadeiras para alcançar qualquer objeto.
CUIDADOS NA RUA – A pessoa idosa deve ter iguais cuidados ao andar na rua. É preciso prestar atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas. Se atravessar a rua na faixa de pedestre, respeite o semáforo. Nunca correr para atravessar mais rápido é outro detalhe importante.
Ao sair de casa, o idoso deve estar com os óculos indicados, aparelhos de audição e bengalas, se precisar. Por fim, algo muito importante: se não se sentir seguro, não saia de casa desacompanhado.
HÁBITOS SAUDÁVEIS – Tomados esses cuidados, é preciso ainda manter hábitos saudáveis. Dentre os principais cuidados estão: tomar água, beber leite e comer derivados de leite diariamente.
A pessoa idosa deve tomar banho de sol todos os dias, antes das 10 horas e após 16 horas, sempre usando protetor solar nas partes expostas do corpo.
Exame periódico da visão e uso dos óculos recomendados todo o tempo são dicas importantes, bem como informar as equipes de saúde todos os medicamentos utilizados (receitados pelo médico).
Na busca pela boa saúde estão também a prática de exercícios físicos sob orientação e manter-se ativo. Tonturas, desequilíbrio ou fraqueza devem ser relatados para as equipes de saúde. Em caso de queda, ainda que sem aparente gravidade, o acidente deve ser relatado ao médico.
(informações complementares podem ser obtidas em www.casasegura.arq.br)