Reunião técnica debate estratégias para série de doenças transmissíveis
Ontem, a 14ª Regional de Saúde promoveu reunião técnica no Centro de Eventos. Na pauta, uma série de doenças transmissíveis e como unificar os procedimentos do serviço público de saúde para o enfrentamento. Também foi debatida a ação para o 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids.
A assistente social Maria da Penha Francisco, do setor de Vigilância em Saúde da 14ª Regional, informa que os profissionais debateram DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose. Foram verificados indicadores, o acompanhamento dos casos e o teste rápido.
Na mesma linha, foi dedicado um tempo diferenciado para a epidemia de Sífilis, enfocando o cenário nacional e o quadro na região.
Maria da Penha aproveita para alertar a comunidade sobre os casos de Tuberculose. Sugere que toda pessoa com tosse há mais de três semanas deve procurar um posto de saúde.
Ela pede que a pessoa não se medique por conta própria. Aliás, na regra geral vale a orientação de que, em caso de dúvida, sempre procurar um médico.
Por fim, os técnicos da região falaram sobre o planejamento para o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Ficou definido que cada cidade fará uma atividade, de acordo com a decisão das equipes. O evento também iniciou a definição sobre as ações para o ano de 2017.