Hemonúcleo chama doadores para reforçar os estoques de fim de ano
O Hemonúcleo está chamando os doadores de sangue de Paranavaí e região para reforçar a coleta nos próximos dias. O objetivo é manter os estoques de sangue dentro da margem de segurança. Também como estratégia, no dia do Doador de Sangue – 25 de novembro – será feita uma campanha.
A responsável técnica do Hemonúcleo, Maria Luiza Dias Fraga Peron, informa que nesta data os doadores de toda a região serão estimulados a comparecer.
O esforço de coleta no final de novembro tem como finalidade garantir os estoques para o período de Natal e Ano Novo. Nesta época, além de cair o volume de coleta, aumenta a possibilidade de uso.
Maria Luiza lembra que muita gente viaja e os acidentes acontecem em maior quantidade. Por consequência, é preciso maior disponibilidade de sangue no Hemonúcleo.
A preocupação aumentou nos últimos dias com a queda no número de doadores, que tem ficado na faixa de 20 por dia. O volume de coleta já chegou a quase 40 diariamente, lembra a responsável técnica.
Quem quiser doar, basta procurar o Hemonúcleo em Paranavaí – Rua Rio Grande do Sul, 2.390 – de segunda a sexta-feira – sempre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 14h30.
O QUE É PRECISO PARA SER DOADOR?
Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).
PASSO A PASSO DA DOAÇÃO
Preenchidos os requisitos, o procedimento seguinte é a Triagem Clínica, onde será avaliado se o doador preenche os requisitos para a doação de sangue. A próxima etapa é a Triagem Hematológica, um rápido exame, com apenas uma gota de sangue, que verifica se o candidato à doação não tem anemia.
A etapa seguinte é a doação propriamente dita, com a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue. Após a coleta o doador é encaminhado para a sala de lanche.
Após a doação, deve se aguardar pelo menos 15 minutos para sair das dependências do Hemonúcleo.
Todo o procedimento é realizado com higiene, rapidez e segurança e dura aproximadamente 40 minutos.
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS À DOAÇÃO
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura; Diarreia: aguardar 7 dias após a cura;
Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após
Cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); Ingestão de bebida alcoólica nas 04 horas que antecedem a doação;
Tatuagem nos últimos 12 meses;
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada);
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias; Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses); Outras situações a serem avaliadas.
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS
Hepatite viral após os 10 anos de idade;
Diabetes insulinodependente;
Epilepsia ou convulsão;
Hanseníase; Doença renal crônica;
Antecedentes de Neoplasias (Câncer);
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame);
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças
transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV),
Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. (Fonte: www.saude.pr.gov.br).