Momento é de cautela, diz presidente da Federação da Agricultura do Paraná

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, esteve ontem em Paranavaí. Na ocasião, falou sobre o momento político que o Brasil atravessa e destacou que diante das dificuldades econômicas e das mudanças eleitorais nos Estados Unidos, os produtores precisam ter cautela.
Na avaliação de Meneguette, é necessário que o Governo Federal promova um amplo ajuste fiscal que restabeleça o equilíbrio das finanças brasileiras. Nesse sentido, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 que tramita no Senado seria uma alternativa positiva.
O texto ao qual o presidente da Faep se referiu foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, quando recebia o nome de PEC 241. Propõe limite de investimentos em diferentes áreas, por exemplo, saúde, educação e assistência social, pelos próximos 20 anos.
Meneguette também manifestou preocupação com as questões trabalhistas, inclusive com a fiscalização dentro das atividades rurais, e defendeu a terceirização da mão de obra no agronegócio. O projeto que regulamentaria a prática tramita no Senado Federal.
O presidente da Faep destacou que os produtores brasileiros precisam estar atentos por causa da competitividade estadunidense. “A safra americana de milho terá 400 milhões de toneladas. A de soja, 100 milhões de toneladas”.
Ao mesmo tempo, devem estar antenados às questões ambientais e buscar alternativas para que a legislação não prejudique o desempenho das atividades agrícolas. Na opinião de Meneguette, as propostas de lei que tramitam no Congresso Nacional são preocupantes, por isso, os produtores precisam pressionar os parlamentares.