974 alunos participam da segunda etapa da Provinha Brasil 2016 em Paranavaí
Terminou ontem a aplicação da Provinha Brasil 2016 em Paranavaí. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de 974 alunos das 18 escolas municipais.
As provas foram elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o apoio do MEC.
O teste foi dividido em duas disciplinas, voltado apenas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, diferentemente da “Prova Brasil”, que é realizada com alunos do 5º ano.
Cada dia conta com uma prova específica: na terça-feira, a prova de português (leitura), que avaliou as habilidades da alfabetização e letramento; e na quinta-feira, a prova de matemática, que avaliou as habilidades em alfabetização matemática.
Com 20 questões, a aplicação foi realizada por supervisoras e professoras das escolas de Paranavaí, porém, cada professor aplicou a prova em uma escola diferente de onde trabalha, garantindo assim maior transparência aos resultados.
A intenção da prova é identificar o desempenho dos alunos no início e final do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesta segunda avaliação do ano, um dos objetivos é realizar a comparação dos resultados obtidos no primeiro momento da avaliação, de maneira que as informações resultantes possam apoiar a prática pedagógica dos professores e dos gestores no processo de alfabetização.
Segundo a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Sônia Costa Brum, “as reflexões sobre os resultados oferecidos pela Provinha Brasil podem colaborar para apoiar as práticas pedagógicas em sala de aula. Fazemos um teste em abril para medir o conhecimento dos alunos na passagem do primeiro para o segundo ano. Em novembro realizamos a segunda etapa para verificar o progresso de cada aluno e verificar quais as áreas com maior dificuldade de aprendizagem. Assim, a Secretaria de Educação pode fazer a revisão dos planejamentos, metas pedagógicas e adequação das estratégias de ensino de acordo com a necessidade dos alunos, reforçando o ensino”, explica.