Estudantes elaboram carta, reivindicando melhorias físicas em escola de Paranavaí

Estudantes estiveram ontem na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Paranavaí, para solicitar apoio na elaboração de uma carta de reivindicações. O objetivo é garantir que o documento seja encaminhado ao governador Beto Richa.
Representantes do grêmio estudantil do Colégio Estadual Silvio Vidal, Juliana Rocha e Thaís Silva explicaram que a pauta inclui melhorias na estrutura física da escola, com a liberação de recursos para obras de reforma.
O documento também será um pedido para que o Governo do Estado se manifeste contra a reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal na Medida Provisória (MP) 746. O texto sugere, por exemplo, a eliminação de algumas disciplinas da grade curricular: Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia.
A intenção também é manifestar a contrariedade à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramita no Senado Federal. O objetivo é limitar investimentos em diferentes áreas, como educação, saúde e assistência social, em nível nacional. Antes, na Câmara dos Deputados, era PEC 241.
Esses e outros temas motivaram os estudantes a ocuparem o Colégio Estadual Silvio Vidal, no dia 17 de outubro. A reintegração de posse da escola foi determinada judicialmente, e no dia 1º de novembro os alunos abriram os portões.
Em Paranavaí, mais dois estabelecimentos foram ocupados pelos secundaristas: Colégio Estadual de Paranavaí e Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo). Em toda a região, foram 12 escolas.
APOIO – O presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, disse que a entidade é favorável a todos os tipos de manifestação popular pacífica. Destacou, também, que tem acompanhado de perto as ocupações em todo o Paraná.
Santos explicou às estudantes que é importante que obtenham apoio dos demais alunos, dos pais e dos professores, para somar forças às reivindicações. Prontificou-se, ainda, a intermediar a entrega do documento ao chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, Pedro Baraldi, para que seja encaminhado, em seguida, a Beto Richa.