Greve dos professores da Unespar pode terminar no início desta semana

Os professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) poderão finalizar a greve que teve início no dia 21 de outubro. A decisão sobre a retomada das atividades ou a continuidade da paralisação será tomada em assembleia, no início desta semana.
A motivação para a greve dos docentes foi uma proposta encaminhada pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa do Paraná. O texto tornava indefinida a data para fazer o reajuste salarial dos servidores públicos do Estado.
De acordo com o professor Elias Brandão, da Unespar de Paranavaí, a aplicação do reajuste inflacionário correspondente a 2016 deveria ser feita em janeiro do próximo ano. O estabelecimento da data-base garantiu o fim da greve dos professores estaduais em 2015.
No entanto, a mensagem enviada por Richa à Alep foi avaliada pela categoria como descumprimento do acordo. Então, recentemente, o governador anunciou que retiraria a proposta e manteria. Por isso, os docentes da Unespar poderão retomar as atividades.
Mesmo assim, segundo o professor Brandão, a categoria se manterá em estado de greve, ou seja, se Richa propuser novamente a retirada da data-base, a paralisação por tempo indeterminado será retomada.