Richa entrega obra de Matelândia e confirma duplicação em Cascavel
A obra separa o trânsito urbano da trânsito da rodovia, garantindo mais segurança aos motoristas e beneficiando diretamente 60 mil habitantes de Matelândia e da vizinha Medianeira.
O governador Beto Richa participou da inauguração e, no mesmo evento, junto com o superintendente da Ecocataratas, Evandro Couto Vianna, confirmou o início das obras de implantação de pistas duplas também no trecho da 277 próximo ao trevo Cataratas até o trevo da Ferroeste, em Cascavel. Foi assinada a ordem de serviço para os 3,5 quilômetros iniciais.
O trabalho começa nos próximos 15 dias. Cerca de 415 mil moradores das cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Céu Azul, Matelândia e Medianeira vão ser beneficiados.
“É um momento de alegria, histórico e marcante para Matelândia e para a região”, afirmou o governador, lembrando que as obras são fruto do diálogo entre o Governo do Paraná e a Ecocataratas.
“O diálogo tem feito a diferença, o respeito a transparência das ações. A população participa e sabe onde estão sendo investido os recursos do pedágio. O que temos a fazer é cobrar das concessionárias mais investimentos. A Ecocataratas se sensibilizou com a necessidade de continuar os investimentos, duplicando as rodovias”, disse ele.
HARMONIA – “É responsabilidade do governante fazer obras para desenvolver o Estado, garantir o bem estar da população com parcerias, harmonia, relação republicana com todos os municípios do Paraná, sem discriminação política, sem demagogia”, disse ele. O governador afirmou que o diálogo é ponto alto da atual administração.
“Tanto é que quando assumi o governo o pior trecho, o mais congestionado e com grande número de acidentes e vítimas fatais era o trecho entre Medianeira e Matelândia”, disse, lembrando que o governo anterior havia tirado do contrato a exigência de duplicação no local.
“Conseguimos reaver essa obra de duplicação, que já é uma realidade, entregue há cerca de três anos, e também a duplicação de mais 5 quilômetros em direção ao trevo de acesso a Ramilândia”, lembrou. Resumindo, temos hoje no Paraná, entre as obras entregues e em execução e com projeto, 500 quilômetros de duplicação.
GARGALOS
Na BR-277, de 2011 para cá, já foram concluídas as obras de duplicação Medianeira e Matelândia e entre Guarapuava e Relógio. Para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a duplicação da BR-277 é importante não só para a região Oeste, mas para todo o Paraná e com impacto, inclusive, no Brasil.
“Estamos avançando para eliminar gargalos desta rodovia, que é uma das rodovias mais importantes do Brasil”, disse ele. “Trata-se de um grande corredor do agronegócio, setor que é fundamental para o País, especialmente neste momento de crise da economia”.
CASCAVEL
Em Cascavel, serão duplicados 9 quilômetros da BR-277, no trecho que começa a cerca de 500 metros adiante do Trevo Cataratas até a Ferroeste, local estratégico no Oeste, que recebe e distribui o tráfego das principais rodovias na região e é um corredor de escoamento da produção. A obra vai começar com a duplicação de 3,2 quilômetros, já nos próximos 15 dias. O investimento nesta primeira etapa de duplicação será de aproximadamente R$ 60 milhões.
A previsão é que os quilômetros restantes da duplicação tenham início em 2017. Todo o projeto foi aprovado pelo DER-PR e revisado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). Está prevista construção de duas trincheiras, implantação de balança de pesagem e de um posto da Polícia Rodoviária Federal, além da construção de vias marginais em todo o trecho no sentido Cascavel para Guarapuava.
Obras de duplicação concluídas de 2011 até agora
PR-445 – em Londrina: 5,4 km – investimento de R$ 52,4 milhões.
BR-369 – contorno sul de Apucarana e Jandaia do Sul: 13,8 km – investimento de R$ 43,4 milhões.
BR-277 – entre Medianeira e Matelândia: 14,3 km – investimento de R$ 75,7 milhões.
BR-277 – entre Relógio e Guarapuava: 1,3 km – investimento de R$ 3,4 milhões.
BR 277 – entre Relógio – Guarapuava: 6,6 km – investimento de R$ 21,3 milhões.
BR-476 – entre Araucária e Lapa: 4,1 km – investimento de R$ 12 milhões.
BR-277 – Palmeira: 0,9 km – investimento de R$ 1,9 milhão.
BR-376 e BR-369 – Apucarana e Caetano, entre as duas rodovias: 20,6 km – investimento de R$ 119,9 milhões.
BR-277 – Campo Largo: 9,5 km – investimento de R$ 85,5 milhões.
Obras de duplicação em andamento
Rodovia do Café (BR-376) – Ponta Grossa, Califórnia-Arapongas, Ortigueira.
Mandaguaçu-NovaEsperança (BR-376).
Nova Esperança-Paranavaí (BR-376).
Pinhais-Piraquara (PR-415).
Estrada do Cerne (PR-090).