Alunos do Silvio Vidal debatem medidas que afetam o sistema de ensino no país

Alunos do Colégio Estadual Silvio Vidal, de Paranavaí, participarão de uma atividade diferente na manhã desta quarta-feira. Receberão acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para um debate sobre as medidas do Governo Federal que afetam o sistema de ensino público do país.
De acordo com Juliana Rocha, que integra o grêmio estudantil, o objetivo é mostrar para a comunidade escolar quais são os efeitos da Medida Provisória (MP) 746, que estabelece parâmetros para a reforma do Ensino Médio, e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita investimentos pelos próximos 20 anos.
As duas decisões tomadas recentemente pelo presidente Michel Temer foram as principais motivações para ocupações em escolas de todo o Brasil. Aqui no Estado, o movimento que lidera os protestos (Ocupa Paraná) calculava, até a tarde de ontem, que o número de estabelecimentos ocupados pelos estudantes passava de 600.
Três colégios de Paranavaí tinham sido ocupados até a tarde de ontem: Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo), Silvio Vidal e Estadual de Paranavaí. Considerando as 46 escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), o total de estabelecimentos chegava a nove.
OUTRAS ATIVIDADES – No final de semana, alunos da Unidade Polo receberam os integrantes da Companhia Quitanda, um grupo de artistas que proporcionou intervenções e jogos teatrais. Eles também contam com o apoio de professores que oferecem aulas especiais durante esse tempo de ocupação.
A limpeza e a organização dos espaços ficam sob a responsabilidade dos próprios estudantes. “Trabalhamos juntos para manter tudo em ordem”, disse Juliana Rocha. Os adolescentes também estão recebendo alimentos doados pela comunidade e preparam as próprias refeições.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO – O chefe do NRE de Paranavaí, Pedro Baraldi, garantiu que os órgãos de fiscalização foram informados sobre as ocupações. A intenção é evitar que haja depredação do patrimônio público. “Também estamos preocupados com a integridade dos alunos”.
De acordo com Baraldi, o governador Beto Richa e a secretária estadual de Educação, Ana Seres Trento Comin, estão em Brasília para reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e vão falar sobre a MP 746.
Na semana passada, o Governo do Estado promoveu seminários em todas as regiões, com o objetivo de coletar opiniões e argumentos sobre a reforma do Ensino Médio. Essas informações serão apresentadas a Bezerra Filho durante o encontro de hoje.