Ações na semana das crianças beneficiam 22 entidades de Paranavaí e região

O Instituto Sicoob de Responsabilidade Social conclui uma etapa muito produtiva de trabalho nesta semana. É o conjunto de ações voltadas para comemorar o Dia das Crianças. As agências do Sicoob, através do voluntariado (diretores, conselheiros, funcionários e familiares), está presenteando 22 instituições, contribuindo para o bem-estar e a felicidade de cerca de 2.500 crianças.
Ontem à tarde, por exemplo, parte dos voluntários visitou a Santa Casa de Paranavaí, doando utensílios e brinquedos para a brinquedoteca da Pediatria. Os itens foram indicados pela Santa Casa, de acordo com a necessidade.
A gerente de Enfermagem da Santa Casa, Marily Vasconcelos Gomes, falou da importância dessa e de outras doações. Agradeceu a todos que contribuem, tornando a Santa Casa um hospital melhor a cada dia. A Pediatria é um exemplo desse avanço.
PROMOÇÕES – Para atingir a meta de doação, o voluntariado do Instituto Sicoob fez duas promoções. Uma delas (jantar) garantiu a aquisição de dez kits, entregues para diferentes instituições. A segunda, explica a integrante do voluntariado, professora Ronalda Neves Cargnin, foi uma série de sorteios nas agências, com os recursos igualmente destinados para ajudar nas obras sociais.
Cada agência pode destinar os kits de acordo com a necessidade, sempre levando em conta o coletivo, ou seja, os presentes foram para as instituições, onde serão aproveitados por todos os alunos ou assistidos.
Ronalda Cargnin agradeceu a participação de diretores, conselheiros e colaboradores do Sicoob Noroeste. Reforçou que se trata de um trabalho voluntário, ou seja, pessoas dispondo de parte do seu tempo para melhorar a vida de todos.  
Dentre os participantes dessa ação e entrega dos brinquedos na Santa casa estão: Eva Maria Menegueti Chaparro, Marlucy Recalde Oliveira e Maria Aparecida Rodrigues Ferreira, além da equipe de colaboradores do Sicoob Noroeste.
CONCURSO CULTURAL – O Instituto tem comemorado ótimos resultados nas suas ações, inclusive na área da Educação. No Concurso Cultural 2016 o estudante paranavaiense João Pedro Zarelli, de 09 anos, foi vencedor da etapa nacional, categoria desenho. Ele é aluno do 3º ano da Escola Municipal Cecília Meireles, orientado pela professora Geraldina Prado Padovezi.
O prêmio, que neste ano trabalhou o tema “Cooperação – a minha comunidade é importante”, foi entregue na última quinta-feira, em Maringá (Teatro Marista), durante evento do Cooper Jovem, outra ação do Instituto. Além de desenho, o concurso também premiou as melhores redações.
O Concurso Cultural é uma das ações de Educação Cooperativista desenvolvida pelo Instituto Sicoob, que tem como finalidade disseminar o conceito de cooperação para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas.  
A etapa local do Concurso envolveu cerca de 2.500 alunos de 48 escolas da região Noroeste. Diversos alunos da microrregião foram premiados na etapa estadual e reconhecidos em evento solene no mês de agosto, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – Aciap.
As ações nas áreas social e educacional vão ao encontro do 7º princípio cooperativista: “Interesse pela comunidade”. Como lembra o presidente Rafael Benjamin Cargnin Filho, a comunidade é a razão da existência da cooperativa. Ela nasceu para fomentar o desenvolvimento econômico e social e trabalha nesta perspectiva, reitera.
Também uma resposta ao engajamento da sociedade, cada dia mais fazendo sua movimentação econômica no Sicoob, gerando resultados individuais e coletivos. O Sicoob Noroeste está presente em 09 cidades, totalizando 11 agências.