Nova Unidade Básica de Saúde homenageia matriarca da Família Bogoni

Na manhã de ontem foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde – UBS – Maria Miglioranza Bogoni. A denominação é uma homenagem à matriarca da Família Bogoni. O novo posto de saúde está localizado na Praça Brasil, onde fica também o Terminal Urbano Ângelo Bogoni, patriarca da família, que se estabeleceu em Paranavaí na década de 1950.
O ato inaugural contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Todas destacaram o trabalho da administração do prefeito Rogério Lorenzetti, bem como o pioneirismo da Família Bogoni, simbolizado no evento pela “Dona Marieta”, como era carinhosamente chamada pelos familiares e amigos.
Apontado no evento como um dos prefeitos mais atuantes da história da cidade, Rogério Lorenzetti dividiu os méritos da conquista de 08 unidades de saúde desde 2013. Falou do trabalho da equipe técnica e dos bons projetos elaborados.
Sobre a administração, falou da importância da articulação política. Tanto que para cumprir as metas da saúde contou com a participação dos governos federal e estadual. No caso específico da nova UBS, uma atuação firme também do município, que investiu em terreno e projeto mais de R$ 247 mil como forma de contrapartida, sem contar o valor dos equipamentos.
30% DO ORÇAMENTO EM SAÚDE – O prefeito reservou parte da fala para se preocupar com os crescentes investimentos do município na saúde. Nos dias atuais o setor consome 30% da receita do município, sendo que a obrigação legal é investir apenas 15%. Na contramão dessa realidade, Estado e União investem menos do que deveriam, apontou.
Ele defendeu a localização da nova unidade. Trata-se de uma área central e que poderá atender uma demanda dos bairros próximos e de moradores do entorno. Acrescentou o fato de que o local precisava de uma revitalização, pois, além de subutilizado, em muitos momentos serviu de ponto para desocupados.
O prefeito citou ainda como significado importante o fato de a UBS ser denominada Maria Miglioranza Bogoni, a matriarca que deixou exemplos de bondade, cuidado e perseverança. Baseado na vida da homenageada, enumerou que a obra, aliada aos demais postos de saúde que construiu, vai ao encontro da população, que vai ter atendimento digno perto de casa.
Já em fase de prestação de contas da gestão de 08 anos (foi o primeiro prefeito reeleito), lembrou que o mandato será, ao lado do mandato de Rubens Felippe, o que mais construiu unidades de saúde. Encerrou prometendo manter o ritmo de administração até o último dia do mandato – 31 de dezembro de 2016.
SECRETÁRIO DE SAÚDE – Secretário de Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza fez a defesa da escolha da área para instalação do novo posto. Lembrou que inicialmente seria construído ao lado do Colégio Leonel Franca. Porém, devido a contestações judiciais, acabou sendo transferido.
O município agiu em tempo recorde para garantir os recursos do Ministério da Saúde e começou a obra. Ele lamentou as críticas quanto ao local e pediu respeito aos profissionais que diariamente trabalham pela saúde da população. Também desafiou os críticos, afirmando que Paranavaí faz a melhor saúde pública do Brasil.
Arruda de Souza igualmente homenageou a Família Bogoni pelo trabalho pioneiro de valorização da cidade e região Noroeste. Ele informou que outras novas unidades devem ser inauguradas até o final do ano. Por fim, destacou o trabalho da primeira-dama do município, Cristina Lorenzetti. Na avaliação do secretário, Cristina é determinante para o sucesso da administração.
CÂMARA – O vereador José Galvão falou em nome da Câmara de Vereadores. Se mostrou feliz pela obra. Na condição de empresário, radicado no entorno há 32 anos, lembrou que a área da nova UBS estava subutilizada e servia de ponto, inclusive, para usuários de drogas. Com a nova UBS acredita que haverá mais pessoas circulando, gerando oportunidades para todos.
A obra tem vários aspectos positivos, continua, já que o município não precisará pagar aluguel. Galvão avalia que a inauguração comprova a boa administração do prefeito Lorenzetti, que está “terminando a gestão com chave de ouro”.
Por fim, falou da homenagem à Família Bogoni. No seu entendimento, um justo reconhecimento aos pioneiros, membros de uma família atuante com mais de 60 anos de história na cidade. Citou nominalmente Euclides Bogoni (filho de Maria Miglioranza Bogoni, fundador do Diário do Noroeste), falecido no dia 22 de junho deste ano. Galvão disse que Euclides fez acontecer, ajudando no desenvolvimento do Paraná e do Brasil. O evento de ontem também contou com a participação do vereador Walter dos Reis.
A proposta da homenagem, de autoria de Roberto Cauneto Picorelli (Pó Royal) foi aprovada na Câmara por unanimidade. Galvão se elegeu no último domingo para o seu quinto mandato de vereador, passando a ser recordista em mandatos ao lado de Sebastião (Bem Bem) de Oliveira.
EQUIPE – A enfermeira Daiane de Oliveira será a coordenadora da nova Unidade Básica de Saúde. Ela falou em admiração e gratidão. Citou a admiração pelo prefeito Lorenzetti por conta da gestão e empenho no serviço público. A gratidão, sintetiza, é por conta da nova unidade de saúde, que vai ao encontro da necessidade das pessoas. “É uma estrutura excelente”, fala.
Ela disse ainda que a intenção da equipe é levar para a rotina de atendimentos os exemplos da homenageada (Maria Miglioranza Bogoni), de mãe zelosa. “Queremos atender desta forma: com zelo e respeito pelos usuários deste serviço”, finaliza.
MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO – O bispo da Diocese de Paranavaí, Geremias Steinmetz, sugeriu uma reflexão. Falando da homenageada, apontou que a vida é mais admirável no seu fim do que no começo. Reconhecendo a beleza de um nascimento, justificou que o fim da vida revela a trajetória da pessoa, seus valores e a contribuição para a sociedade. Opinou que, com base nos depoimentos de paranavaienses, percebe que Maria Miglioranza Bogoni soube formar a sua família nos valores cristãos e éticos.
O mesmo exemplo serve para a administração pública, pondera. Lembrou que a gestão deve ser avaliada no fim. Relembrou uma conversa que teve com Rogério Lorenzetti, quando da campanha da reeleição em 2012. Na oportunidade, o prefeito disse que queria continuar para concluir o trabalho iniciado quatro anos antes.
Uma bênção proferida pelo bispo marcou o fim da cerimônia, seguida de descerramento da placa inaugural e de apresentação da foto de Maria Miglioranza Bogoni, exposta no interior da unidade. Há 06 anos trabalhando em Paranavaí, Steinmetz ainda homenageou Euclides Bogoni, o fundador do DN.