Lorenzetti participa de homenagem a atletas e paratletas paranaenses dos Jogos Rio 2016

Na última quarta-feira (28) atletas e paratletas paranaenses que competiram nos Jogos Rio 2016 foram homenageados durante uma solenidade que lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na ocasião, o governador Beto Richa anunciou a continuidade do programa Talento Olímpico do Paraná. Com isso, o TOP-2016 passa a ser, agora, TOP-2020.
“Todos são vencedores e são exemplo para os jovens dos benefícios e do alcance do esporte”, afirmou Richa. “O esporte tem impacto na saúde, na educação, ajuda a socializar e a afastar as crianças e jovens de comportamentos de risco. Por isso, mesmo com a crise econômica, e no período em que passávamos por muitas dificuldades, decidi que no esporte não iria mexer. Na maioria das vezes essa é uma das primeiras áreas a sofrer corte de recursos”, enfatizou.
Criado em 2011, o Talento Olímpico do Paraná começou apoiando 150 atletas e técnicos. Hoje são 1.600 bolsistas. Na Olimpíada de Londres, em 2012, o Paraná teve seis atletas. No Rio, foram 34 atletas e técnicos, o que mostra o potencial do Programa.
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, foi o único gestor municipal do Estado a participar da cerimônia. Ele prestigiou três atletas que tiveram o início de suas carreiras nas categorias de base em Paranavaí: o lateral José Carlos Cracco Neto (o Zeca), que se sagrou campeão Olímpico com a equipe brasileira de futebol; o atleta Júlio César Mirando de Oliveira do atletismo (lançamento de dardo), que iniciou os treinamentos com o técnico Mimi; e outra pupila do técnico Mimi, a corredora Kauiza Moreira Venâncio, que competiu nas provas de 200 metros rasos e no revezamento 4 x 100.
“Para nós é um orgulho ver três atletas paranavaienses se destacando no cenário nacional. Hoje eles não moram mais em Paranavaí, mas iniciaram sua jornada em sua cidade natal. O município investe no Esporte porque acreditamos que a vida de uma pessoa pode ser transformada, não só através do profissionalismo das competições, mas também na qualidade de vida, nos cuidados com a saúde, na prática de hábitos saudáveis e que tiram muitas crianças e adolescentes do acesso aos fatores negativos que poderiam ter nas ruas, por exemplo. Estes atletas representam a dedicação dos nossos técnicos, o investimento e a fé que os paranavaienses têm de que podemos sim ajudar a desenvolver cidadãos de bem e de sucesso na vida”, destacou Lorenzetti.