Candidatos a prefeito de Paranavaí falam sobre geração de empregos

Pelo segundo mês consecutivo, Paranavaí registrou saldo negativo na geração de postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em agosto foram 662 contratações e 698 desligamentos (saldo de -36).
O desempenho deixou Paranavaí na 44ª posição no ranking estadual que considera os 60 municípios com mais de 30 mil habitantes, atrás, por exemplo, de Cianorte (14º lugar) e Campo Mourão (36ª colocação).
Em julho, a quantidade de admissões também foi menor do que as demissões, respectivamente, 574 e 628. Saldo de -54 postos de trabalho. Naquele mês, Paranavaí ocupou a 39ª posição no ranking do Caged.
A situação não é isolada e reflete as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta. Em todo o país, são mais de 11 milhões de pessoas sem ocupação, taxa superior a 11%. É o pior resultado desde 2012, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou as pesquisas.
OFERTA – Em anos anteriores, a oferta diária de postos de trabalho em Paranavaí chegou a ficar perto de 200. A mudança no cenário foi decisiva para reduzir esse número. Agora, a média tem sido de aproximadamente 20 vagas por dia.
Na tarde de ontem, a Agência do Trabalhador registrou aumento na comparação com dias anteriores, chegando a 41 postos de trabalho em aberto.
ENTREVISTAS – Na edição do último domingo, o Diário do Noroeste iniciou uma série de perguntas e respostas com os candidatos a prefeito de Paranavaí. Os questionamentos foram iguais para os cinco concorrentes, sendo que a todos eles foram conferidos os mesmos espaços para se manifestarem.
Até sexta-feira, cinco temas definidos pela equipe de reportagem do DN serão abordados, um a cada dia. O primeiro foi saúde. Hoje, tratamos sobre a geração de empregos. Amanhã, educação. Na quinta-feira, infraestrutura (quinta-feira) e no último dia da série, segurança.
O objetivo das entrevistas é ajudar os eleitores a se decidirem na hora de escolher em quem votar no dia 2 de outubro. Por isso, mostramos um pouco das propostas dos candidatos.
No primeiro dia, a disposição das respostas na página do DN foi definida seguindo a ordem alfabética dos nomes dos candidatos. A partir de hoje até sexta-feira, a distribuição será alterada diariamente, para que todos ocupem espaços diferentes na página.

Emprego: pergunta e respostas dos candidatos a prefeito de Paranavaí
O índice de desemprego no Brasil tem alcançado patamares surpreendentes, principalmente por causa da grave crise econômica que o país enfrenta. Com mais de 11 milhões de pessoas nessa condição, a taxa supera 11%. Levando em conta as condições geográficas, viárias e de infraestrutura aeroportuária, qual a sua proposta para criar novos postos de trabalho?