Exposições da Semana da Alfabetização até sexta-feira

Começou ontem, e segue até sexta, a terceira edição da Semana da Alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí. O objetivo da atividade é divulgar e valorizar as ações relacionadas à alfabetização e promover a integração/socialização dos alunos e das famílias, através das visitas nas escolas.
O evento é uma alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro.
Durante toda a semana os trabalhos e atividades desenvolvidas nesta área com os alunos do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) estão em exposição nas escolas municipais.
A visitação é aberta ao público em geral. Cada dia de exposição conta com a participação de três ou quatro escolas que permanecem abertas para visitação nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h).
A semana de exposições e apresentações artísticas envolve 2.160 alunos e é resultado de 9 meses de trabalho com os alunos em sala de aula. As escolas preparam oficinas, apresentações de dança, contação de histórias, teatros, e também acontece uma troca de experiências, quando professores e alunos de escolas e creches próximas vão até a outra instituição e vêm o que outras crianças estão produzindo e aprendendo.
“Durante o ano, os alunos produzem muito conhecimento: escrevem bons textos, elaboram maquetes, criam belos desenhos e esculturas, e é importante ficar por dentro do que a escola tem feito, pois muitas vezes essas produções ficam em pastas e restritas às quatro paredes da sala de aula; e dessa forma é possível conhecer verazmente o excelente trabalho que os professores realizam. Com esse evento, o trabalho dos alunos será valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um”, avalia a supervisora pedagógica da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sônia Costa Brum.
No primeiro dia de programação, as escolas municipais Noêmia Ribeiro do Amaral, Hermeto Botelho e Ayrton Senna da Silva (CAIC) tiveram exposições nos períodos da manhã e da tarde.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, em 2009, 44% dos alunos que concluíam o 1º ano do ensino fundamental na rede municipal saíam alfabetizados. Em 2015 esse número chegou a 83,5%. A porcentagem é maior ainda para alunos que completam o 2º ano: 92,5%.

Confira o cronograma de exposição nas escolas municipais
(aberto aos pais e à comunidade em geral)

21/09
QUARTA    22/09
QUINTA    23/09
SEXTA
Escola Elza Caselli
Exposição: manhã e tarde    Escola Neusa P. Braga
Exposição: manhã e tarde    Escola Pedro Real
Exposição: manhã tarde
Escola Getúlio Vargas
Exposição: tarde     Escola Santos Dumont
Exposição: tarde     Escola Santa Terezinha
Exposição: manhã e tarde
Escola Jayme Canet
Exposição: manhã e tarde    Esc. José Vaz de Carvalho
Exposição: manhã e tarde    Escola Clemente Niehues
Exposição: manhã e tarde
Escola Cecília Meireles
Exposição: manhã e tarde    Escola Ilda Campano
Exposição: manhã e tarde