Bancários terão nova rodada de negociação

A greve dos bancários em Paranavaí completou uma semana, com todas as agências da cidade e várias da região fechadas. A expectativa hoje fica por conta da nova rodada nacional de negociação, marcada para 14h.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Nilton Borges de Carvalho, disse que a greve chegou ontem também a Tamboara, com fechamento da única agência da cidade. Para hoje, expectativa de atingir Alto Paraná, onde há duas agências.
Pelas contas do Sindicato, ontem 43 agências não funcionaram, o que representa mais de 420 funcionários.
A greve já havia chegado na semana passada a Paranacity, Querência do Norte, Santo Inácio, Paraíso do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Terra Rica, Paranavaí, Nova Esperança, Loanda, Colorado e Nova Londrina.
O fechamento gradual de cidade em cidade é uma estratégia do movimento, uma forma de “construir a greve”, como dizem os sindicalistas.
A rodada de negociação de hoje será a segunda tentativa de acordo. A primeira, sem sucesso, ocorreu na sexta-feira, entre a Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – com a Febraban – Federação Brasileira dos Bancos, oferecendo aumento salarial de 7% e abono de R$ 3.300,00 por funcionário. Expectativa da categoria é que a oferta seja melhorada.
Os bancários reivindicam 14,78% de reajuste, equivalentes a ganho real de 5% em relação ao acumulado da inflação nos últimos 12 meses, além de ajustes também nos benefícios, como auxílio creche e vale-refeição.