Convenções lançam Maurício Yamakawa e Fernando Carvalho

O PP e o PSB fazem as suas convenções para escolha dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Paranavaí. Os partidos devem confirmar a dobradinha com o industrial Maurício Yamakawa (prefeito) e o agropecuarista Fernando Carvalho (vice-prefeito). As convenções acontecem na Câmara de Vereadores, neste domingo, a partir das 10 horas,
Prefeito de Paranavaí na gestão 2005/2008, Yamakawa antecipou, em visita ao Diário do Noroeste, algumas das ações que considera prioritárias. Para ele, é urgente retomar o projeto sobre a revitalização do centro da cidade, além do debate sobre o centro cívico, uma ideia lançada durante a sua gestão.
Outro ponto crucial, avalia, é o setor de saúde. Ele defende a construção de um hospital municipal, capaz de dar condições para atendimento dos casos menos graves. Atualmente, as pessoas são internadas na Santa Casa ou permanecem precariamente no PA – Pronto Atendimento aguardando vaga, comenta.
Sobre coligações, Fernando Carvalho lembra o debate que culminou na definição da chapa. Entende ser o resultado do amadurecimento político, já que foi formada a partir do sentimento comum de criar um novo projeto para a cidade, capaz de dar as respostas para os grandes desafios que virão nos próximos anos.
Filho do primeiro prefeito de Paranavaí (médico José Vaz de Carvalho), Fernando antecipa que a campanha deve debater propostas, capazes de envolver toda a comunidade. PP e PSB já contam com outros partidos aliados, cuja parceria será referendada nas respectivas convenções. Dentre eles está o PR. A reunião do PP está programada para 9 horas, enquanto às 10 horas se reunirão os integrantes do PSB.
OUTRAS CONVENÇÕES – Nesta semana que marcou o início das convenções, já foram oficialmente confirmados como candidatos em Paranavaí o odontólogo Valdir Tetilla, pelo PMDB, além do professor Ivan Ramos Bernardo, do PSTU. Bernardo tem como vice o advogado Marcos Aurélio Dias, enquanto Tetilla ainda conversa com diversos partidos para compor a chapa.
No caso de Tetilla, uma convenção agitada dos pemedebistas definiu a escolha. Ele bateu chapa com o militante Moacir Ferreira Maciel e ganhou com a maioria dos votos dos convencionais – 31 a 14.
Outro postulante que deve ser confirmado em assembleia é o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes, do PSDB. Ele tem conversas adiantadas com o PTB, que indica Nivaldo Mazzin ou Aldrey Azevedo para a vice. Há 15 dias o partido divulgou definição por Mazzin. A convenção do PSDB será no próximo sábado, às 9h30, na Câmara de Vereadores, como informa o presidente da sigla, advogado Ary Bracarense Costa Filho.
Ainda estão no páreo como pré-candidatos a professora Aparecida Gonçalves do PDT, o médico Rodrigo Dal Ponte pelo PV, além do estudante universitário Rael Moraes, do PSOL.