Ações da Sicredi União agitam milhares de pessoas

Em todos os anos, o primeiro sábado de julho é motivo de festa às cooperativas. Em 2016, com o incentivo da Sicredi União PR/SP, o norte e noroeste do Paraná e centro leste de São Paulo, área da atuação da instituição, foi invadida por um movimento solidário coordenado pelos colaboradores da cooperativa, que se uniram para celebrar o Dia de Cooperar – em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo -, uma ação promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e suas Unidades Estaduais, que visa propor ações voluntárias e de responsabilidade social à comunidade.
Norte do Paraná – A equipe da agência Sicredi União de Porecatu (PR), conseguiu arrecadar cerca de 200 litros de leite para o Centro de Educação Infantil Maria Helena. O gerente da agência, Thiago Andrez, conta que a campanha de arrecadação foi realizada em parceria com algumas escolas particulares e teve a colaboração de funcionários e associados.
Noroeste do Paraná – Em Paranavaí (PR) e Cianorte (PR), a Sicredi União PR/SP, em parceria com a Unimed, Cocamar, Unicampo, Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club, proporcionaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais, cálculos de IMC (Índice de Massa Corporal), ginástica laboral, pintura de rosto, esculturas de balões, campanhas para doações de sangue e roupas, corte de mechas de cabelo para confecção de perucas e, também, a atração Caravana Kids, projeto que incentiva a educação financeira de forma lúdica e divertida. Mais de 700 pessoas, entre colaboradores e associados, participaram dos eventos.
Em Cianorte, em parceria com o Rotary Club local, foram arrecadadas 30 mechas de cabelo, com mais de 15 cm. De acordo com Marina de Freitas Padilha, presidente do Rotary Club, a arrecadação será utilizada pela Associação de Senhoras dos Rotarianos para fabricação de perucas. Segundo Solange Alves Skiba, gerente da agência de Cianorte da Sicredi União PR/SP, mais de 60 peças de roupas foram doadas durante o evento. Em Paranavaí, 250 mudas de árvores nativas ficaram a disposição da comunidade, sob a responsabilidade da Cocamar e Unicampo. No mesmo dia, a Unimed de Paranavaí realizou 50 aferições de pressão arterial e 38 cálculos de IMC, com orientações nutricionais. Além disso, 40 doações de sangue foram realizadas no Banco de Sangue Hemonúcleo Regional e 30 peças de roupa foram doadas no dia do evento. “É muito bom contar com a cooperação de pessoas que comungam dos mesmos ideais da cooperativa Sicredi. Foi inesquecível e importante para todos os envolvidos”, conta Sandra Michels, assessora de programas sociais.
Em Maringá (PR), Sicredi, Unimed, Cocamar, Sicoob, Uniodonto e Unicampo uniram esforços para oferecer aos maringaenses diversas atividades no centro da cidade. As cooperativas se organizaram para propiciar atrações culturais, oficinais, distribuição de brindes, orientações à saúde e apresentações de projetos. O evento foi aberto à população em geral e contou com ações para todas as faixas etárias. Para a colaboradora da Sicredi União PR/SP, Natália Casagrande Calaza, cooperação e solidariedade fazem parte da rotina da instituição. “Somos incentivados a exercer o cooperativismo na forma de trabalhar, de se relacionar e oferecer à comunidade condições para desempenhar humanamente seu papel. O Dia C é fundamental para celebrar, mas cooperar todos os dias é melhor ainda”, diz. Direto de Curitiba, Leonardo Boesche, Superintendente da Ocepar, também participou do evento e aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do cooperativismo. “Uma cooperativa é uma sociedade econômica, com a capacidade de ser muito forte economicamente. O social não acontece se não tivermos o econômico. O dia de cooperar foi lançado com o intuito de resgatar a função fundamental que toda cooperativa tem: praticar o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade”, expõe. Para o diretor executivo da Sicredi União, Rogerio Machado, acrescentando a fala de Leonardo, as cooperativas fazem parte de um novo modelo de negócio, que além de rentável permite a prática solidária. “Com o cooperativismo são milhares de pessoas envolvidas por um objetivo em comum. É maior a capacidade para crescer e promover o desenvolvimento da sociedade”.