PSTU confirma chapa com professor Ivan e advogado Marcos Aurélio

O professor da rede estadual de educação, Ivan Ramos Bernardo, 47 anos, é o candidato do PSTU a prefeito de Paranavaí. Ele formará a chapa majoritária com o advogado Marcos Aurélio Dias, candidato a vice-prefeito. A convenção foi anteontem à noite, contando com a participação de lideranças estaduais da sigla, além dos militantes paranavaienses.
Mesmo definida em convenção, Bernardo admite que a chapa ainda pode mudar, numa eventual composição com o PSOL. Neste cenário, o PSTU manteria a vaga de prefeito.
Essa possibilidade é pequena, já que recentemente o presidente do PSOL, Rael Moraes, disse que a orientação nacional da sigla é não abrir mão da cabeça de chapa. Ele é o pré-candidato. A convenção acontece no dia 30 de julho, às 14 horas, no DCE da Unespar/Fafipa.
Em qualquer cenário, (coligação ou chapa pura) a convenção do PTSU definiu algumas prioridades. Uma das principais é criar uma empresa pública nos moldes do antigo Serpavi para cuidar da malha viária da cidade. Segundo o candidato, a atual, feita por empreiteiras, é de má qualidade.
Ele defende a construção de um hospital municipal, bandeira encampada na eleição de 2012. O partido quer priorizar a educação, a saúde, a cultura e o esporte. Quer ainda criar políticas para combate ao machismo, ao racismo e homofobia. Valorização da cultura indígena, com a construção da “Casa do Índio”, figura ainda no rol das metas do PSTU.  
O PSTU pretende reduzir drasticamente o número de secretarias e de cargos comissionados. Serão apenas cinco secretarias, diz Ivan Bernardo – Educação, Saúde, Agricultura, Infraestrutura e Administração. Para ele, a extinção das secretarias representa economia de R$ 500 mil por mês – 06 milhões ao ano – 24 milhões em quatro anos. Ele entende que toda a equipe seja concursada.
A convenção contou com o grupo de paranavaienses, além dos dirigentes estaduais. Estiveram participando o ex-candidato a senador, Cláudio Roberto Timossi, além da pré-candidata a prefeita de Maringá, funcionária pública Priscila Guedes. A chapa Ivan/Marcos Aurélio deve se apresentar como uma alternativa socialista, denominada “Paranavaí para os Trabalhadores”.